Bareme Rádio: Comercial atinge fasquia dos 19% e continua líder

Por a 13 de Março de 2020

Comercial ManhãsCom um novo máximo de audiência, a Comercial volta a ser a rádio mais ouvida do país no arranque de 2020. A estação do grupo do grupo Media Capital Rádios (MCR) atinge pela primeira vez a fasquia dos 19% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) e mantém a liderança do segmento de rádio em Portugal. Após ter encerrado o último ano a liderar com mais quatro décimas do que a RFM, a Comercial segura agora uma vantagem de três décimas sobre a sua concorrente directa, tendo ambas as estações registado crescimento nesta primeira vaga do Bareme Rádio em 2020, quer face à vaga anterior quer face à vaga homóloga.

A Comercial, com uma AAV de 19%, cresce cinco décimas relativamente à última vaga de 2019 e um ponto percentual face aos 18% que registava na vaga homóloga, enquanto a RFM sobe nove décimas entre a última vaga de 2019 e a primeira de 2020, passando dos 17,8% para os 18,7%. Face à vaga homóloga, em que registava 17,6%, a estação do grupo Renascença Multimédia cresce 1,2 pontos percentuais.

Apesar da liderança em AAV nas mãos da Comercial, é a RFM a liderar quando os indicadores de análise são o reach semanal e o share de audiência. No primeiro, a estação do grupo Renascença recupera a primeira posição, que havia perdido para a estação do grupo MCR na vaga anterior, fixando-se nos 38,2% contra os 37,3% registados pela Comercial. A RFM ocupa igualmente o primeiro lugar quando o indicador de comparação é o share de audiência, com 25,7% contra os 24,1% da estação da MCR.

A M80 mantém-se como a terceira rádio mais ouvida do país. Apesar de descer uma décima face à última vaga de 2019, passando dos 7,3% para os 7,2% de AAV, a estação detida pelo grupo MCR sobe duas décimas relativamente à vaga homóloga, quando apresentava uma AAV de 7%. Nesta primeira vaga de 2020 do Bareme Rádio da Marktest, a Renascença repete os 6% da vaga anterior e mantém-se como a quarta estação mais ouvida, valor que, ainda assim, representa um crescimento de quatro décimas por comparação com os 5,6% registados na vaga homóloga em 2019. O top 5 das rádios mais ouvidas no país fica completo com a Antena 1, que desce dos 4,6% para os 4,5% entre as duas vagas, regressando ao mesmo valor registado na vaga homóloga.

O sexto lugar volta a ser ocupado, pela segunda vaga consecutiva, pela Cidade FM, que agora divide a posição com a TSF. Apesar de ter descido dos 4% para os 3,7%, a estação do grupo MCR mantém-se à frente da concorrente directa Mega Hits, que desce novamente, passando dos 3,3% para os 2,9%. Na comparação com a vaga homóloga em 2019, a Cidade FM vê a sua audiência subir três décimas já que há um ano estava nos 3,4%. Já a estação do grupo Renascença Multimédia regressa ao mesmo valor que apresentava nessa altura. A TSF, que tinha também ultrapassado a Mega Hits na última vaga, voltou a crescer. Após ter subido dos 3,2% para os 3,5%, a estação detida pelo Global Media Group sobe agora mais duas décimas para os 3,7%, dividindo a sexta posição com a Cidade FM. Valores que traduzem também uma subida de cinco décima face aos 3,2% que registava na vaga homóloga em 2019.

No nono lugar, com os mesmos 2,1%, mantém-se a Antena 3 (+0,5pp em comparação com a vaga homóloga). Seguem-se a Smooth FM, com 1% (-0,4pp face à vaga anterior e +0,1pp na comparação homóloga), a Rádio SIM, que entretanto foi descontinuada, com 0,8%, e a Vodafone FM, com os mesmos 0,5% da vaga anterior (+0,2pp em comparação com a primeira vaga de 2019).

Analisando os resultados de audiência por grupos, a Media Capital Rádios mantém a liderança com uma AAV de 27,9, o mesmo valor registado na vaga anterior e um crescimento de oito décimas face aos 27,1% que registava na vaga homóloga. Já o grupo Renascença Multimédia, que na última vaga se situava nos 26,6%, cresce, ainda assim, para os 26,8%, o que representa uma subida de 1,5 pontos percentuais face à vaga homóloga. Com 6,8%, a RTP desce duas décimas face à vaga anterior.

 

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