Audiências TV em Fevereiro: as variações, as estreias e quem lidera por faixa horária

Por a 3 de Março de 2020

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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, revela que em Fevereiro, a SIC manteve-se na liderança de canais, com um share de 23.3%. O canal manteve uma performance estável ao longo mês, aumentando 0.1 p.p. neste indicador face ao mês de Janeiro. A TVI também registou um aumento no seu share de audiências (+0.3 p.p.) versus Janeiro, terminando o mês com 16.1%, em virtude da transmissão dos conteúdos de jornalismo de investigação de Ana Leal e Alexandra Borges e dos programas transmitidos nas noites de domingo. Por sua vez, a RTP1 revelou uma ligeira quebra de audiências relativamente ao mês anterior (-0.3 p.p.), registando 14.9%.

quadro 2Já o universo dos canais Pay TV aumentou a sua quota de share em mais 0.2 p.p. face a Janeiro, atingindo uma fatia de 42.4%. A liderar esta tipologia de canais estão a CMTV (4.5% de share), Globo (2.6%) e Hollywood (2.4%). Entre os programas mais vistos do mês (média de todas as emissões de cada programa), destaque para os jogos da Liga Europa transmitidos pela SIC. A derrota do Benfica na Ucrânia frente ao Shakhtar e o empate a três bolas no Estádio da Luz contra a mesma equipa foram vistos, em média, por cerca de 1.6 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 40.4%. Já Nazaré foi o segundo programa mais visto do mês. Protagonizada por Carolina Loureiro, José Mata e Afonso Pimentel, manteve em média 1.3 milhões de portugueses colados ao ecrã.

A completar o top 3 dos programas mais vistos de Fevereiro estiveram os jogos a contar para as meias-finais da Taça de Portugal Placard na RTP1. Em média, 1.3 milhões de telespectadores viram Porto e Benfica saírem vencedores de cada eliminatória, marcando encontro no Jamor para a final da competição que se realizar-se-á em maio. Destaque também para a estreia de Dança com as Estrelas, da TVI. A quinta edição do programa foi para o ar no dia 16 de Fevereiro e, nesse dia, contou com uma audiência média de 915 mil telespectadores (menos 51 mil telespectadores médios vs. estreia da 4.ª temporada), a que correspondeu um share de 21.1%. No dia de estreia do programa, a TVI foi o segundo canal mais visto em Portugal, tendo registado um share de 18.4%. Já a RTP1 estreou a série documental Nós Portugueses – Nascer para Não Morrer. Lançada no dia 12, a série que aborda os desafios futuros da demografia nacional, atingiu uma audiência média de 772 mil telespectadores e um share de 18.2%, catapultando a RTP1 para a segunda posição dos canais mais vistos no total dia, com 16% de share. No total das emissões, a série registou
uma audiência média de 765 mil telespectadores e um share de 17.7%.

Analisando os vários períodos horários durante a semana, de destacar a liderança da SIC durante asmanhãs (22% de share entre as 7h30-12h30), horas de almoço (33.3%, entre as 12h30-14h30), tardes (20.4%, entre as 14h30-18h30), prime-time (27.8%, entre as 20h – 24h) e noite (20.1%, entre as 24h – 2h30). A RTP1 liderou no pré-prime (18h30-20h), altura em é transmitido O Preço Certo. Nesse período, o canal regista um share de 23.1%. A TVI lidera durante a madrugada (02h30-7h30), com 12.2% de share. Já durante o fim de semana, a SIC lidera em todos os períodos, com excepção para a tarde e pré-prime, liderados pela TVI.
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Fonte: Initiative initiative

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