Que profissionais e agências é que os marketeers portugueses mais destacam?

Por a 3 de Fevereiro de 2020

Pela primeira vez a Scopen (ex-Grupo Consultores) divulgou publicamente a lista de marcas e agências com melhor avaliação por parte do mercado, de acordo com entrevistas realizadas com 148 marketeers portugueses. “Queremos que Portugal não fique para trás”, justifica Alexandra Machás, managing director da Scopen Portugal, relembrando que nos outros 10 mercados onde a consultora está presente os principais dados são divulgados publicamente. O estudo, de periodicidade bienal, avaliou 41 agências criativas e 13 agências de meios a operar em Portugal e resulta de conversas com responsáveis de marketing que se prolongam por quase uma hora, permitindo extrair vários insights sobre o sector. Além de Portugal, a Scopen realiza o estudo Agency Scope na África do Sul, Argentina, Brasil, China, Chile, Colômbia, Espanha, Índia, México e Reino Unido.

O estudo também indica os critérios que levam a escolher um grupo de primeiras agências a apresentar credenciais em caso de concurso. Para os anunciantes, a experiência e o conhecimento pessoal (65,2 por cento) constituem o principal critério para chamar uma agência, seguido do critério de recomendação de um amigo ou colega (55,6 por cento). O concurso continua a ser o método mais usado para seleccionar uma agência, seja criativa (72,9 por cento) ou de meios (75 por cento). O alinhamento internacional tem um peso de 10,4 por cento no caso das agências de meios e de 8,3 por cento no das criativas. Também semelhante entre agências são as razões que levam à escolha de um vencedor de um concurso: estratégia apresentada, ideias apresentadas e oferta económica.

As entrevistas com os 148 responsáveis por marcas ajudaram a Scopen a identificar oportunidades para as agências. É que há territórios em que alguns dos principais anunciantes do país nunca se aventuraram, como é o caso do marketing de clientes, apps, jogos, comércio electrónico, patrocínio ou CRM.

Conheça os profissionais das agências mais admirados pelos marketeers portugueses, assim como o ranking das agências criativas e de meios, segundo o mesmo estudo.  (Artigo completo para assinantes disponível aqui)
0201

Deixe aqui o seu comentário