Mercadona prepara lojas mais pequenas e com menos empregados em Portugal
A Mercadona prevê abrir em 2020 lojas com uma dimensão mais reduzida face à primeira dezena de supermercados inaugurados no último ano. A retalhista espanhola vai também reduzir preços e número de funcionários por loja, avança o Dinheiro Vivo.
A primeira abertura da Mercadona este ano está prevista para março, em Aveiro, no terreno do antigo matadouro municipal da cidade, adquirido em 2018 pela cadeia por uma verba de 2,5 milhões de euros.
O espaço apresentará já as mudanças previstas pela insígnia, que inaugurou o primeiro supermercado português no último ano e tem vindo desde então a estudar o consumidor português no sentido de adaptar o seu modelo.
Assim, dos cerca de 1800 metros quadrados que apresentam as lojas já inauguradas, os novos pontos de venda apresentarão uma área de 1600 metros quadrados.
Segundo Elena Aldana, directora de relações externas Portugal, citada pelo Dinheiro Vivo, as aberturas agendadas para este ano “irão concentrar-se no distrito do Porto e Aveiro”.
A empresa garante que vai manter uma estratégia sem promoções mas com preços baixos, prevendo assim cortar os preços “em mais de dois mil produtos”, de “todas as categorias”. A redução pode chegar até aos três euros em alguns dos produtos, garantiu a responsável.
A redução da área de venda implica ainda uma redução do número de contratações, que passarão de uma média e 85 para os 60, por loja.