Lisboa recebe evento internacional dedicado à ficção para televisão

Por a 12 de Fevereiro de 2020

O ONSeries Lisboa, que se assume como “o primeiro evento dedicado em exclusivo à ficção portuguesa para televisão”, terá lugar no Centro Cultura de Belém nos próximos dias 28 e 29 de Abril. A iniciativa, organizada pela Inside Content, empresa responsável pelo Conecta Fiction em Espanha, estará focada em obras terminadas e projectos em busca de financiamento, prometendo trazer a Lisboa executivos de aquisições, responsáveis de co-produções e imprensa internacional para encontros com autores e produtores nacionais.

“Queremos pôr em contacto directo quem toma as decisões chave da indústria com os recursos de Portugal. Este showcase desempenha um papel vital para fazer de Portugal uma opção viável para muitos actores da indústria internacional”, explica Géraldine Gonard, directora do ONSeries Lisboa, acreditando que “esta é a melhor maneira de viabilizar uma co-produção e, certamente, atrair investimento estrangeiro”. “Como organizadores do Conecta Fiction, em Pamplona, queremos também estreitar laços entre os produtores de Portugal e de Navarra”, aponta ainda a também directora do evento espanhol, sublinhando que “este é o momento de realizar o primeiro programa de intercâmbio de projectos entre Portugal e Navarra”.

O ONSeries Lisboa pretende assumir-se como “uma montra para as séries televisivas à procura de comercialização e distribuição internacional”, bem como “uma plataforma para a co-produção e para a monitorização de novos talentos”. Entre as iniciativas, antecipa a organização em comunicado, o evento contará com “duas sessões de pitching para novos projectos, uma exclusivamente idealizada para procurar parceiros, agentes de vendas e/ou plataformas de streaming aos projectos de Portugal, outra para projetos de co-produção entre Portugal e Navarra”.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para as empresas e criadores portugueses mostrarem o potencial da nossa criatividade e diversidade perante um público altamente qualificado e relevante para o futuro do nosso audiovisual”, destaca Luís Chaby Vaz, presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, que se associa ao evento em conjunto com a Portugal Film Comission, com o objectivo de dar “continuidade ao plano de internacionalização do cinema e audiovisual português que tem vindo a ser implementado com bons resultados”.

A iniciativa conta ainda com o alto patrocínio do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Lisboa, a par do apoio da Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), da Associação para a Gestão Colectiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE), da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), da Lisboa Film e da RTP.

“Parece-nos uma óptima iniciativa, no momento certo, no local certo, no sector certo”, considera, por sua vez, Gonçalo Reis, presidente da estação pública, chamando a atenção para o facto de que “a produção audiovisual em Portugal, em especial no domínio da ficção, está a atravessar uma fase de forte evolução, com um nível de qualidade crescente e uma oferta diversa e interessante. E cada vez mais com ambição global.”

“Movistar +, HBO e Netflix aumentaram a exposição de conteúdos em espanhol”

Deixe aqui o seu comentário