Google alarga à Europa programa que visa aumentar receitas de subscrição dos publishers
Depois do financiamento para a inovação no jornalismo através da Google News Initiative, o gigante online promete agora ajudar os publishers europeus a desenvolver os seus modelos de subscrições digitais e aumentar o retorno dessa fonte de receita com o alargamento do GNI Subscriptions Lab à Europa. “Apesar de muitos dos grandes publishers estarem a ter bastante sucesso com as assinaturas digitais, estamos a trabalhar mais para garantir que publishers mais pequenos e locais tenham a mesma oportunidade de descobrir o que funciona para os seus conteúdos”, esclarece o Google em comunicado, onde anuncia a expansão do programa “construído com base no sucesso de labs semelhantes na América do Norte e América Latina”, sendo que o laboratório europeu foi desenvolvido em parceria com a FT Strategies e a International News Media Association (INMA).
“Ajudar publishers europeus a fortalecerem as assinaturas digitais e aumentarem as receitas provenientes dos leitores” é o objectivo do programa, que se estende por nove meses e “inclui consultoria presencial e online para ajudar os publishers a entenderem, experimentarem e optimizarem os seus modelos de subscrição”. As candidaturas podem ser feitas a partir desta quarta-feira, sendo que depois a “experiência e os conhecimentos adquiridos no GNI Subscriptions Lab serão partilhados com publishers de todo o mundo de modo a ajudá-los a implementar as suas próprias estratégias de subscrição digitais”, refere o Google no mesmo comunicado.