Gideon Nel (1951-2020)

Por a 17 de Janeiro de 2020

gideonFaleceu o realizador Gideon Nel. Natural da África do Sul, desenvolveu parte do seu percurso profissional e artístico em Portugal, tendo trabalhado como realizador, editor e director de arte. A par da publicidade, esteve ainda ligado à produção e realização de videoclips, curtas-metragens e documentários em vários mercados internacionais.

Na área da publicidade, assinou em Portugal, durante a década de 90 do século passado e na década a seguir, campanhas para algumas das principais marcas nacionais, tendo colaborado com produtoras como Tangerina Azul, Montaini, Trix, entre outras.

Foi premiado tanto nos Loerie Awards (África do Sul) como nos Prémios RTC (o então braço comercial da RTP). Viu ainda uma campanha para o azeite Gallo vencer o titulo de “Lever Brothers Best TV commercial” e um “JWT Best TV Campaign”, entregue pela network que detinha a agência criativa. O filme  para o Gallo, com a música tradicional Ó Rama Ó Que Linda Rama, ainda hoje continua no imaginário de gerações de portugueses.

Desenvolveu ainda um significativo trabalho artístico ao nível da pintura, ilustração e fotografia, tendo exposto as suas obras na África do Sul, Portugal e Estados Unidos, país onde viveu entre 1996 e 1998, tendo depois regressado a território português.

Recordamos agora alguns dos seus filmes.

Santa Casa/Euro RSCG/Montaini

Zurich Business/ Tangerina Azul

Gallo/Abrinicio JWT/ Gideon Nel Mothion Pictures


Novas Oportunidades/SW /Trix Producer

Macieira/Strat Portugal/Tangerina Azul

EDP/ BBDO/ Tangerina Azul

TMN/TBWA EPG / Tangerina Azul

Skip/ Lintas/ Montaini Films

Deixe aqui o seu comentário