6 campanhas que estiveram em destaque lá fora em 2019 (com vídeos)

Por a 28 de Dezembro de 2019

MontagemDestacamos as ideias que valeram ouro em festivais internacionais ao longo do ano. Num ano em que a criatividade portuguesa esteve arredada do principal palco mundial – Cannes Lions – pedimos conselhos às agências para produzir trabalho capaz de se destacar lá fora.

The Longest Livestream Ever
Screen Shot 2019-03-28 at 16.54.09O processo de decomposição de uma garrafa de plástico em livestream ao longo dos próximos 450 anos. A ideia criada pela Nossa para a WWF Portugal levou mais de 1,5 milhões de cidadãos europeus a assinar a petição em stoplasticpoluttion.org e está entre os projectos nacionais mais premiados internacionalmente em 2019 graças ao desempenho no festival ibero-americano El Ojo: dois ouros, um bronze e o título de Melhor Ideal Local. Nuno Presa Cardoso, fundador e director criativo da Nossa prefere não dar conselhos às agências portuguesas “até porque todos sabemos o que fazer”. “Ideias globais para marcas globais têm sempre mais hipóteses de serem reconhecidas. Na Nossa falhamos muitas vezes mas tentamos sempre sair dos formatos tradicionais, do filme habitual, da piada no final, da lágrima banal. Às vezes acertamos”.

Marca Teatro Municipal do Porto
AD_1808_MG_9791O projecto gráfico desenvolvido pelo Studio Eduardo Aires para o Teatro Municipal do Porto foi o único trabalho nacional distinguido com ouro na edição deste ano dos ADCE Awards. Preferindo também não deixar conselhos, o designer partilha um desejo para o novo ano: “Esperamos que o próximo ano de 2020 seja fértil em projectos interessantes para a comunidade de designers portugueses.”

Desculpas
IMG_3674A campanha criada pela Coming Soon para a marca portuguesa Josefinas levou o tema da violência doméstico para os palcos internacionais da moda, com peças que apresentam desculpas apresentadas para a violência doméstica. A ideia da dupla Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga valeu ouro nos Epica Awards e um bronze nos ADCE Awards, depois de por cá ter sido ouro no festival do CCP. Se há uma lição a retirar do sucesso internacional da campanha para a criatividade nacional em 2020, Marcelo Lourenço acredita que é esta: “Agências, clientes e criativos, não podemos deixar de tentar, mesmo quando parece que tudo vai dar para o torto. Porque às vezes as histórias que têm tudo para dar errado, são justamente as que dão certo.”

Karma
KarmaO filme criado pela Havas Worldwide Lisboa para a Animalife, com produção a cargo da Major West, foi distinguido com ouro nos Epica Awards e bronze no El Ojo. Paulo Pinto, director criativo executivo da agência, explica que os resultados alcançados em 2019 se devem “colocar todo o nosso foco na criatividade e na integração”. Olhando para 2020, aponta, “pretendemos também apostar na renovação das equipas, apostar em jovens talentos é uma das prioridades do próximo ano”. Paulo Pinto acredita que no próximo ano não faltará “a oportunidade de voltar aos grandes palcos da criatividade europeia. Há que fazer mais e melhor”.

Worten na Lisboa Games Week
LISBON GAME WEEK 115A activação de marca criada pela Big Fish para assinalar a presença da Worten no Lisboa Games Week foi o único projecto nacional distinguido com ouro na edição deste ano do BEA World Festival – Best Event Awards. “Em concursos internacionais, enquadrar bem o projecto é ainda mais importante do que nas competições nacionais. Especialmente em áreas que fogem à segmentação tradicional da publicidade e do design”, explica Jorge Trindade, creative partner da Big Fish, deixando uma proposta “no sentido de se dar igual importância ao enquadramento e à ideia no case” já que “apenas assim painéis de júri com backgrounds e experiências muito diversas vão estar na mesma página para julgar a ideia apresentada. Que é sempre fruto das suas circunstâncias.”

Kopke Since 1638
KOPKE-04O projecto digital desenvolvido pela Burocratik para a marca da Sogevinus valeu à agência duas distinções nos ADCE Awards: uma prata em Interactive & Mobile Websites, além de um bronze na categoria de Interactive & MobileUX/UI Design. No entanto, nos palcos nacionais o projecto contribuiu para o título de agência digital do ano no festival do CCP. Apontando aos bons resultados além-fronteiras, Adriano Esteves, fundador e director criativo da Burocratik, acredita que “dando sempre o melhor em tudo o que fazemos, o destaque internacional surge naturalmente quando os júris sabem reconhecer e valorizar o que está feito”.

Deixe aqui o seu comentário