Directores da Cofina acusam Sindicato de Jornalistas de exclusão em conferência. Sindicato diz que foi feito convite (actualizado)

Por a 2 de Dezembro de 2019

75388232_2892866217411734_4046945467370569728_nSete directores de publicações da Cofina assinam um comunicado conjunto em que criticam o Sindicato de Jornalistas por não ter convidado qualquer representante do grupo para intervir na Conferência Financiamento dos Media, que decorre esta segunda e terça-feira na Cidadela de Cascais. Sindicato dos Jornalistas contesta a versão dos directores do grupo de Paulo Fernandes.

“Verificámos que todos os jornalistas que dirigimos foram afastados da discussão. Não existe nenhum critério racional que justifique este silenciamento, pelo que somos levados a concluir que os organizadores do debate ou têm fobia do jornalismo livre, ou pretendem censurar estas centenas de profissionais pela única razão de trabalharem para o mesmo grupo económico”, refere o comunicado, divulgado nos sites dos meios do grupo, a propósito da conferência.

“Repudiaremos qualquer tentativa, com propósitos mais ou menos disfarçados e encobertos, de criar jornalistas de primeira e de segunda. Denunciaremos, por isso mesmo, junto de todos os nossos leitores, espectadores e internautas esta caricatura de debate democrático que, para agravar a situação, será realizada em local disponibilizado pelo Presidente da República”, prossegue o comunicado, que sobe de tom: “Não pactuaremos em caso algum com censores, tutelas intelectuais, vozes do dono, jornalistas amestrados ou sindicatos que encontram nas águas pútridas o seu ambiente natural.”

Assinam o comunicado André Veríssimo (Negócios), Bernardo Ribeiro (Record), Carlos Rodrigues (CM/CMTV), Diogo Torgal Ferreira (Destak), Eduardo Dâmaso (Sábado), Luísa Jeremias (TV Guia) e Manuel Dias Coelho (Máxima).

O Sindicato dos Jornalistas afasta qualquer possibilidade de censura em relação aos profissionais da Cofina. “Ao contrário do que foi dito em comunicado, o grupo Cofina, tal como o Eco e A Bola, foram de facto convidados, não tendo indicado representantes para marcar presença nesta conferência”, disse Ana Isabel Costa, membro da direcção do Sindicato.

Foto: Facebook Sindicato de Jornalistas. Actualizada com reacção do Sindicato 

Deixe aqui o seu comentário