Número de portugueses que compram online sobe 10% e e-commerce cresce 17%

Por a 8 de Novembro de 2019

internet shopping,online payment with credit cardO e-commerce representou em Portugal, no último ano, um valor total na ordem dos 5 mil milhões de euros, segundo um estudo conduzido pelos CTT. Este valor, que representa um crescimento de 17% faca a 2017, justifica-se sobretudo pelo aumento do número de portugueses que realizam compras online. De acordo com os dados apurados pelo CTT e-Commerce Report, a percentagem de portugueses que afirma ter feito pelo menos uma compra online em 2018 chegou aos 46%, uma subida de 10% relativamente ao ano anterior e que empurra Portugal para perto da média dos países do Sul da Europa (47%). Além de haver mais portugueses a comprar online, regista-se igualmente um aumento do número de compras de produtos, com 13,8 compras anuais a representarem um crescimento de 14% “associado quer ao aumento do número médio de produtos por compra, quer ao aumento da sua frequência”.

O relatório dá ainda conta de que o peso das compras online tem vindo a crescer, com quase quatro em cada 10 compradores a afirmarem que as compras online já superam as compras em lojas físicas, sendo que, entre os canais de compra online preferidos, 68% preferem comprar nos marketplaces em detrimento das lojas online das marcas (41%). No entanto, no que diz respeito à origem das compras, o relatório revela que os portugueses continuam a comprar maioritariamente em sites e/ou plataformas de e-commerce internacionais, com a China a surgir como a origem mais referida (70%), seguida da Espanha e do Reino Unido. O preço é apontado como o principal driver que leva à compra online, seja sobre a forma de descontos face às lojas físicas (68%) ou promoções (62%).

Deixe aqui o seu comentário