NetAudience: TVI reforça liderança com reach de 3,2 milhões

Por a 14 de Novembro de 2019

TVIA TVI mantém, pelo sétimo mês consecutivo, o estatuto de meio de comunicação social português com maior alcance digital, liderança que foi reforçada em Outubro ao superar a fasquia dos 3 milhões de reach. A estação de Queluz registou novo crescimento, subindo dos 2,7 milhões de indivíduos alcançados no mês de Setembro para os 3,2 milhões no último mês, de acordo com o ranking netAudience da Marktest, cuja metodologia junta num indicador único os dados no Bareme Internet e do NetScope e dá conta do alcance multiplataforma dos títulos com base em utilizadores únicos não duplicados. A liderança da estação detida pela Media Capital assenta sobretudo nos acessos através de dispositivos móveis, atingindo só nos acessos via smartphone a fasquia dos 3 milhões de indivíduos (3,06 milhões) e liderando igualmente nos acessos a partir de tablets (450 mil individuos).

Já o Correio da Manhã, que volta a ocupar a segunda posição do ranking, mantém também o título de jornal português mais lido online. Com um reach multiplataforma de 2,83 milhões de indivíduos em Outubro, o diário da Cofina cresce face aos 2,59 milhões de indivíduos alcançados no mês anterior. Em terceiro lugar volta a surgir o Público, que recupera a posição depois de no último mês ter caído para o quinto lugar por troca com o Jornal de Notícias. Os dois títulos voltam agora a trocar posições, com o diário da Sonaecom a subir o seu reach dos 2,43 milhões para os 2,75 milhões para fechar o top 3, enquanto o título do Global Media Group cai para o quinto lugar após uma ligeira descida dos 2,58 milhões para os 2,53 milhões de indivíduos alcançados em Outubro. No quarto lugar mantém-se o site Notícias ao Minuto (2,7 milhões). Entre os títulos generalistas, segue-se o Expresso, na sétima posição com um alcance digital de 2,15 milhões de indivíduos, enquanto o Diário de Notícias fica pela décima posição com um reach de 2 milhões de indivíduos.

A SIC, segunda entre os canais de televisão, ocupa a nona posição com um reach de 2,09 milhões (era oitava em Setembro com 2,16 milhões). Já a RTP sobe do 16º para o 12º lugar, vendo o seu reach crescer dos 1,04 milhões para 1,43 milhões. Na rádios, TSF manteve a liderança conquistada em Setembro, registando em Outubro um reach de 1,05 milhões. A estação do Global Media Group registava 742 mil indivíduos alcançados em Agosto e 1,02 milhões em Setembro. Segue-se a Renascença, que, depois de ter perido a liderança no mês anterior ao descer de 1,03 milhões para cerca de 703 mil indivíduos alcançados, volta agora a descer para um reach de 452 mil indivíduos. A Comercial, do grupo Media Capital Rádios, ocupa a terceira posição com cerca de 336 mil indivíduos alcançados, mantendo-se à frente da RFM (304 mil), depois de ter ultrapassado em Abril a estação do grupo Renascença Multimédia.

No segmento desportivo, o Record reforça a liderança uma vez que o seu reach sobe ligeiramente, dos 1,56 milhões registados em Setembro para os 1,58 milhões em Outubro, mas O Jogo regista uma descida ao reduzir um pouco o seu alcance de 1,12 milhões de indivíduos para 1,1 milhões. No segmento económico, a liderança está também nas mãos da Cofina, com o Jornal de Negócios a alcançar 1,42 milhões de indivíduos (registava 1,23 milhões de indivíduos em Setembro). O Dinheiro Vivo, do Global Media Group, sobe dos 821 mil indivíduos alcançados em Setembro para 983 mil.

No top 10, destaque ainda para a Flash, com um reach de 2,32 milhões de indivíduos, que surge na sexta posição, e para a Nit, na oitava, com um reach de 2,14 milhões.

Analisando os resultados dos grupos, a liderança mantém-se com a Media Capital, que totaliza agora um alcance multiplataforma acima da fasquia dos 4 milhões (4,06 milhões contra de 3,79 milhões de indivíduos alcançados em Setembro). A segunda posição passou em Outubro a ser ocupada pela Cofina, que subiu dos 3,74 milhões para os 3,9 milhões de indivíduos alcançados, ultrapassando o Global Media Group, apesar da subida de um reach de 3,78 milhões de indivíduos para os 3,8 milhões. Seguem-se a Impresa (3,34 milhões) e o Público (2,75 milhões). O ranking netAudience apresenta desde Maio os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,23 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

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