Marcelo espera que Orçamento de Estado de 2020 inclua medida de apoio à comunicação social

Por a 21 de Novembro de 2019

marceloO Presidente da República afirmou esta quarta-feira que espera que o Orçamento do Estado para 2020 inclua medidas de apoio à comunicação social e sugeriu que o Estado pode facilitar o acesso a assinaturas.

Segundo relata a Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa falava no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, depois de assistir à apresentação do PSuperior, um programa para dar acesso gratuito a assinaturas do jornal Público a estudantes universitários, com o apoio de entidades privadas que pagam metade desses custos.

Durante a cerimónia, o Presidente da República insistiu que “é preciso haver um conjunto de iniciativas” de apoio ao sector. “Há outras ideias possíveis também, e há uma parte de responsabilidade dos poderes públicos. Os poderes públicos têm de criar condições, por exemplo, de isto que é feito por privados poder ser feito por públicos. Noutros países é por públicos, é o próprio Estado que facilita o acesso a assinaturas, para que haja mais leitura de imprensa”, afirmou, citado pela Lusa.

“Espero, por exemplo, no Orçamento para o ano que vem, em que o Parlamento pode ponderar propostas que já chegaram das associações de imprensa, de duas – já aprovou uma ou outra vez medidas – que possa ponderar a aprovação de medidas”, destacou. Marcelo relembrou que “há pequenas medidas, até para a imprensa local e regional, como por exemplo o porte pago ou uma realidade parecida com essa, que já houve e que desapareceu, que podem ser uma ajuda, ainda que parcial”.

Deixe aqui o seu comentário