Audiências TV: Quem subiu e quem desceu em Outubro

Por a 4 de Novembro de 2019

quadro 1
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, revela que em Outubro, os canais FTA apresentaram novidades com regressos e estreias de novos programas. Avaliando a performance dos canais, a SIC liderou com um share de 22.5%, aumentando assim em 0.8 pontos percentuais face a Setembro. A RTP1, reverteu a quebra do mês anterior e aumentou em mais 1.2 pontos percentuais o seu share, registando 14.6%.

A transmissão dos jogos da selecção nacional a contar para a qualificação do Euro 2020 alavancaram as audiências da estação de televisão pública. No sentido inverso, a TVI verificou uma ligeira quebra de audiências. A estação de Queluz caiu 0.1 pontos percentuais face a Setembro, registando um share total de 15.6%. Já o conjunto dos canais Pay TV revelou uma quebra de 2.2 pontos percentuais face a setembro, concluindo o mês com 43.5% de share.

Analisando a média de todas as emissões de cada programa, RTP1, TVI e SIC contam com um programa no top 3 dos mais vistos do mês. A estação de televisão pública transmitiu os dois jogos de apuramento da selecção nacional para o Euro 2020 e a média desses programas manteve 2.3 milhões de portugueses agarrados ao ecrã. Os jogos a contar para a Liga dos Campeões foram o segundo programa mais visto do mês, com uma audiência média de dois milhões de telespectadores e um share de 43.9%. A completar o top 3 dos mais vistos do mês esteve Terra Brava, a nova telenovela da SIC. No conjunto das suas emissões, o programa contou com uma audiência média de 1.4 milhões de telespectadores e um share de 33.8%. No seu dia de estreia, assistiram, em média, à telenovela 1.5 milhões de portugueses a que correspondeu um share de 34%. Nesse dia, a SIC liderou com 26.1% de share, sendo este o quarto dia do ano com melhor audiência para a estação de Paço de Arcos.

Para além de Terra Brava, a SIC fez regressar o programa Casados à Primeira Vista II. Estreado no dia 13 de Outubro, foi o programa mais visto do dia com uma audiência média de 1.3 milhões de telespectadores e um share de 28.8% (+4.2 p.p. vs. estreia da primeira temporada em Outubro de 2018). O canal estreou ainda no dia 26 de Outubro A Árvore dos Desejos. Apresentado por João Manzarra, foi também o programa mais visto no seu dia de estreia, mantendo, em média, 1.1 milhões de telespectadores fiéis ao novo programa de sábado à noite. Nesse mesmo dia, a TVI estreou no mesmo período horário Mental Samurai. Pedro Teixeira é o rosto do programa, que foi visto em média por 917 mil telespectadores. Já a RTP1 fez regressar The Voice Portugal com Catarina Furtado e Vasco Palmeirim como apresentadores. O programa foi acompanhado, em média, por 874 mil portugueses.

quadro 3

Entre os canais Pay TV, CMTV liderou com 5% de share de audiência, seguindo-se Globo (3.1%), Hollywood (2.3%) e SIC Notícias (2.2%). Menção ainda para o Canal 11. O novo canal de desporto tem vindo a aumentar as suas audiências desde a sua primeira emissão, tendo terminado Outubro com um share de 1%, +0.2 p.p. face a Setembro (15.º canal Pay TV mais visto do mês). A transmissão dos jogos do Flamengo, equipa treinada por Jorge Jesus, tem contribuído para o sucesso deste canal.
quadro 2

Deixe aqui o seu comentário