As audiências de Setembro perante estreias na SIC e TVI

Por a 1 de Outubro de 2019
quadro 4

A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, mostra que em Setembro, a SIC reforçou a liderança de share de canais. A estação de Paço de Arcos aumentou em um ponto percentual o seu share de audiências, terminando o mês com 21.7%. A TVI também revelou um incremento de audiências, registando um share de 15.7%,  mais 0.9 p.p. face ao mês de Agosto. O canal inverteu, assim, a tendência de quebra dos últimos meses com a aposta de novos conteúdos programáticos. No sentido inverso, estiveram os canais RTP. O principal canal da estação pública caiu 0.8 p.p. terminando o mês de Setembro com um share de 13.4%. Já a RTP2 registou 1.6%, menos 0.2 p.p. face a Agosto.

Analisando a média de todas as emissões de cada programa, a RTP1 contou com o conteúdo mais visto do mês. Em média, foram mais de dois milhões de portugueses que assistiram aos dois jogos de qualificação da Selecção Nacional para o Euro 2020, totalizando um share de 50.8%. O jogo a contar para a Liga dos Campeões entre Benfica e Leipzig, transmitido pela TVI, foi o segundo mais visto do mês, onde cerca de 1.9 milhões de telespectadores acompanharam a estreia do Benfica na competição, correspondendo um share de 44.6% A completar o top de programas mais vistos do mês esteve a transmissão da XXIV Gala Globos de Ouro: Gala do Ano. A gala, que registou a melhor audiência dos últimos anos, foi vista, em média, por mais de 1.3 milhões de telespectadores e registou um share de 35.3%.

quadro 1Setembro trouxe novidades nas grelhas de programação de SIC e TVI. Na SIC, destaque para a estreia de Nazaré. No dia da sua primeira emissão, a nova telenovela transmitida no prime-time (20h-24h), foi o segundo programa mais visto, tendo atingido uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores e um share de 32.8%, valor superior à sua média mensal (1.3 milhões de telespectadores e 30.6% de share).

Por sua vez, a TVI iniciou o mês com uma nova temporada de Masterchef Portugal. Apresentado por Manuel Luís Goucha, o programa transmitido aos domingos à noite contabilizou no seu dia de estreia uma audiência média de 719 mil telespectadores e um share de 19%, tendo sido o sexto mais visto do dia. Ao longo do mês, o concurso de culinária manteve, em média, 592 mil telespectadores ligados à TVI. No mês em análise, a estação de Queluz estreou também uma nova telenovela. Na Corda Bamba foi para o ar no dia 15 de Setembro e registou uma audiência média de
933 mil telespectadores e um share de 21.7%, tendo sido o terceiro programa mais visto do dia. No acumulado do mês, a telenovela verificou, em média, uma audiência média de 756 mil telespectadores e um share de 18.6%, mais 3.2 p.p. que a média do canal (15.7%).

Entre os canais Pay TV, CMTV liderou com 5.3% de share de audiência, seguindo-se Globo (3.3%), Hollywood (2.3%) e SIC Notícias (2.1%).

quadro 1

initiativeFonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário