YouTube pode acabar com publicidade dirigida a crianças em vídeos infantis
O YouTube está a estudar a possibilidade de acabar com os anúncios direccionados a crianças nos vídeos infantis. Segundo relata a Bloomberg, em causa está uma queixa apresentada pela Federal Trade Commission (FTC) contra o Google por eventual violação da Lei de Privacidade On-line para Crianças dos Estados Unidos (Children’s Online Privacy Protection Act). A legislação impede que as empresas usem dados de menores de 13 anos sem a autorização dos pais.
Já antes o YouTube tinha argumentado que o portal principal não era para crianças, uma vez que estas devem aceder à versão YouTube Kids, que não apresenta anúncios direccionados. No entanto, o portal principal continua a apresentar vídeos de desenhos animados ou infantis com publicidade direccionada e que são vistos por crianças.
Em Abril de 2018, vários grupos de consumidores apresentaram queixa à FTC de que o YouTube recolhia regularmente informações sobre os utilizadores menores de 13 anos para usar em publicidade direccionada. Estes grupos chegaram a propor que a agência governamental obrigasse a plataforma a transferir todos os vídeos infantis para o YouTube Kids.