Faleceu José Manuel Costa

Por a 13 de Agosto de 2019
José Manuel Costa
José Manuel Costa

José Manuel Costa

José Manuel Costa, fundador da GCI, faleceu esta terça-feira, aos 54 anos. A agência de comunicação GCI, criada em 1994, chegou a ser uma das mais relevantes do mercado. Já este ano a marca GCI passou para Bruno Batista, que detém a agência WMK. Nessa altura foi tornado público que José Manuel Costa iria assumir as funções de corporate advisor da GCI e mantendo as de chairman da Sustainable Society Initiative.
“Assistimos a uma profunda mudança na sociedade, a grandes desafios que envolvem as empresas e todos nós enquanto cidadãos, e este posicionamento reflecte essa mudança. Este novo ciclo trará um novo impulso para a comunicação das empresas e reflecte uma evolução não só do percurso da agência como do meu percurso pessoal, optando por maior proximidade junto dos clientes, enquanto consultor estratégico”, declarou então José Manuel Costa.
A Sustainable Society Initiative fora lançada no ano passado como uma nova aposta da GCI na área da sustentabilidade, ficando responsável pelos projectos Green Project Awards, o Green Savers e o Food & Nutrition Awards. A Sustainable Society Initiative tem ainda como clientes empresas como Continente, Oliveira da Serra e Havas Media Group. “Pioneiro na área da comunicação em Portugal, o José Manuel Costa é uma referência pela sua criatividade, genialidade e inspiração, tendo criado diferentes empresas e liderando, à data, a Sustainable Society Initiative.  Nós, que o acompanhávamos diariamente, sentimo-nos privilegiados por, com ele, termos feito crescer este projecto. Agradecemos todas as mensagens de conforto recebidas até ao momento, que são bem demonstrativas do seu profissionalismo, inteligência e paixão por esta área. Apresentamos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e, em seu nome, comprometemo-nos a dar continuidade ao projecto por ele idealizado”, refere a administração da Sustainable Society Initiative em comunicado enviado às redacções.  “Ao longo de mais de 25 anos, José Manuel Costa foi uma figura incontornável na vida das agências e de grandes marcas em Portugal. Apesar de desde o início de 2019 a GCI ter apresentado uma nova liderança e posicionamento, altura em que Bruno Batista assumiu a responsabilidade e o desafio de suceder ao fundador da marca, a GCI espera continuar o legado e ser uma mais-valia para o mercado”, declarou. por sua vez, a administração da GCI em comunicado.
José Manuel Costa começou a sua carreira em 1987, como jornalista, mas cedo passou para a área da comunicação, primeiro como director de comunicação da então EPG/TBWA e depois como assessor de imprensa de organizações governamentais. Estudou Marketing & Comunicações no Istituto Europeo di Design, em Milão. Foi professor convidado na pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade do ISEG e na cadeira de Gestão e Imagem na Universidade Complutense de Madrid. Fundou ainda a Uanda, consultora de comunicação de Angola,  e levou os Green Project Awards da GCI para o Brasil e Cabo Verde. Em 2012, José Manuel Costa foi convidado para fazer parte do júri do Festival de Publicidade de Cannes, na categoria da PR.

(actualizada)

Deixe aqui o seu comentário