Os projectos em destaque no primeiro dia de Cannes Lions (com vídeos)

Por a 18 de Junho de 2019

pjimageNo primeiro dia do festival internacional de criatividade Cannes Lions foram conhecidos os trabalhos vencedores nas categorias de Print & Publishing, Design e Outdoor, além das categorias do sector da saúde, Health & Wellness e Pharma. Fique a conhecer os cinco primeiros grandes prémios entregues na edição deste ano do festival. Nestas categorias nenhum projecto português chegou à shortlist.

Print & Publishing

Nesta categoria o grande vencedor foi o projecto The Blank Edition, criado pela Impact BBDO Dubai para o jornal An-Nahar, diário em língua árabe publicado no Líbano. Partindo da expressão “white out”, que na cultura libanesa é usada para referir um protesto ou uma greve, a agência criou uma edição totalmente em branco do jornal com o objectivo de enviar aos políticos e decisores públicos a mensagem de que a ausência de um governo sólido era inaceitável.

Design

Tornar ferramentas criativas como o desenho ou a música mais acessíveis a pessoas com algum grau de incapacidade através do recurso a tecnologia web e inteligência artificial é o objectivo de uma série de oito experiências levadas a cabo pelo Google Creative Lab em Nova York. O projecto de design interactivo Creatability, cujo código está disponível em open-source, levou o Google a desenvolver guias para ajudar estas pessoas a criar os seus próprios projectos, acabaria por vencer o grande prémio na categoria de Design.

Outdoor

Tal como sublinha o claim do anúncio, a Nike arriscou para defender algo em que acredita. O apoio à causa de Colin Kaepernick, jogador de futebol americano que ficou sem equipa no último ano depois de ter decidido ajoelhar-se durante o hino como forma de protesto contra a violência e discriminação raciais, valeu à marca o grande prémio em Outdoor. A peça escolhida pelo júri foi o outdoor criado pela Wieden+Kennedy no âmbito da campanha Dream Crazy onde o Kaepernick surge em close up com a frase “Believe in something, even if it means sacrificing everything.”
Nike Dream Crazy

 Health & Wellness e Pharma

Nas categorias do sector da saúde esteve em grande destaque a network McCann. O escritório de Telavive foi responsável pelo projecto ThisAbles, para a Ikea, distinguido com o grande prémio na primeira categoria. O trabalho consistiu na criação de 13 modelos 3D de aplicações para tornar os móveis da marca sueca mais acessíveis e confortáveis para pessoas com deficiência.

Já em Pharma, foi a vez da McCann Health de Xangai, com a app Breath of Life para a GlaxoSmithKline, que recorre a plataforma de mensagens mais popular na China, o WeChat, para transformar o smartphone num meio para fazer o teste da doença Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, a terceira causa de morte no país.

Esta terça-feira serão conhecidos os vencedores de Digital Craft, Film Craft, Industry Craft, Entertainment, Entertainment for Music e Entertainment for Sport, categorias onde também não há trabalhos portugueses entre os finalistas.

Deixe aqui o seu comentário