Ameaças e soluções para o jornalismo em debate organizado pela Sábado

Por a 9 de Maio de 2019

SABADO Democracia e Liberdade de Imprensa“A importância do jornalismo independente, as ameaças que enfrenta e possíveis soluções” estarão em discussão no fórum Democracia e Liberdade de Imprensa, que terá lugar no próximo dia 15 de Maio no Hotel Ritz, em Lisboa. A iniciativa, organizada pela newsmagazine Sábado, trará a Portugal nomes como Edwy Plenel, director da plataforma independente de jornalismo de investigação Mediapart e antigo director do Le Monde, ou Vladimir Netto, jornalista e escritor brasileiro que assina o livro Lava Jato.

O objectivo da iniciativa passa por “juntar jornalistas, políticos e figuras de relevo da sociedade civil, para uma discussão sobre a independência do jornalismo, numa altura em que a disseminação de fake news pelas redes sociais ameaça a democracia e a liberdade e em que os media se debatem pela relevância jornalística da informação”. Os trabalhos iniciam-se a partir das 15h com as boas-vindas a cargo de Octávio Ribeiro, director-geral editorial do grupo Cofina Media, a que se seguirá a abertura oficial pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A palestra de Edwy Plenel será seguida de uma entrevista em palco, conduzida por Eduardo Dâmaso, director da Sábado. Após a intervenção de Vladimir Netto, terá lugar um debate, com moderação de António José Vilela, director-adjunto da newsmagazine, que juntará o jornalista João Miguel Tavares, o advogado Francisco Teixeira da Mota e Sofia Colares Alves, chefe de representação da Comissão Europeia em Portugal.

Deixe aqui o seu comentário