Lisboa é a próxima cidade a receber a conferência Radiodays Europe

Por a 2 de Abril de 2019

Lisbon 2020Lisboa foi a cidade escolhida para receber a próxima edição da Radiodays Europe, conferência anual dedicada à indústria da rádio e que reúne estações públicas e privadas de mais de 60 países. O evento terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa entre os dias 29 a 31 de Março de 2020, sendo esperados mais de 1600 participantes ao longo dos três dias de conferência na capital portuguesa nos quais se pretende reflectir sobre “o presente, evolução e futuro da rádio”. O decisão favorável à candidatura portuguesa para receber o evento, apresentada em conjunto pela RTP, Media Capital Rádios e Renascença Multimédia, foi anunciada esta terça-feira no final da edição de 2019, que teve lugar em Lausanne, na Suíça.

“A rádio em Portugal está com os melhores resultados de audiência diária e semanal dos últimos 15 anos. Este é o momento de aproveitar todas as oportunidades que as novas tendências, tecnologias e plataformas permitem. Por isso o Radiodays em Portugal é chave para que os stakeholders nacionais testemunhem a vitalidade do sector”, reagiu, em comunicado, a RTP (que detém a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional) sobre a vitória da candidatura portuguesa que juntou os esforços do grupo de rádios públicas e os dois maiores grupos privados de rádio.

“Acreditamos que a realização do Radiodays 2020 em Lisboa pode ser inesquecível. A cidade tem muito a oferecer aos participantes e estes também muito a oferecer à cidade, aos seus profissionais da área da comunicação e não só. Queremos que seja um encontro muito bem vivido por todos, sejam profissionais da rádio, marketeers, agências ou universitários”, refere também a Media Capital Rádios, que detém estações como a Comercial, M80, Cidade, Smooth FM ou Vodafone FM.

Do lado da Renascença Multimédia, grupo da Rádio Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio SIM, sublinha-se que “numa altura em que o consumo de rádio está a subir em Portugal, a realização da Radiodays em Lisboa será uma ocasião única para partilhar paixão e conhecimento sobre o presente e o futuro deste meio tão especial”. Será, reforça, “uma oportunidade para sintonizar todo o cluster da rádio – profissionais, parceiros, agências, anunciantes, estudantes de comunicação – numa cidade excepcional como Lisboa, palco ideal para um evento com a dimensão internacional da Radiodays Europe 2020”.

“Os desafios digitais e a alteração dos tradicionais modelos de negócios com a chegada de novos players, as novas plataformas e o mundo dos podcasts” serão alguns dos temas em destaque durante os três dias de conferências, que estarão focadas “em histórias de sucesso, novos avanços tecnológicos, novas técnicas e tendências na área da produção radiofónica, o jornalismo, a descoberta e formação de talento ou os mais recentes modelos de negócio”.

Organizada pela Association Radiodays Europe, a conferência teve a sua primeira edição em 2010 na cidade de Copenhaga, numa colaboração nórdica entre grupos públicos e privados da Suécia, Noruega e Dinamarca. A partir de 2012, o Radiodays Europe passou a escolher uma cidade para receber cada edição, tendo a primeira escolha recaído sobre a cidade espanhola de Barcelona. A par destas duas cidades, Lisboa sucede assim a Berlim, Dublin, Milão, Paris, Amesterdão, Viena e Lausanne.

Deixe aqui o seu comentário