Conheça os 6 projectos portugueses que vão receber mais meio milhão de euros do Google
Público e Região de Leiria são os dois meios de comunicação social portugueses a concentrar a maior fatia dos 546 mil euros atribuídos a seis projectos de jornalismo digital portugueses na sexta ronda de financiamento do fundo DNI do Google. Além dos dois projectos de média dimensão (até 300 mil euros), o Digital News Initiative financiará nesta ronda quatro protótipos (projectos com financiamento até 50 mil euros). Desde a primeira ronda, lançada em Fevereiro de 2016, o financiamento atribuído pelo gigante online a projectos de jornalismo digital portugueses totaliza já cerca de 7,7 milhões de euros.
Nesta ronda, pertence ao Região de Leiria o projecto financiado com a maior verba, com o jornal regional a receber um financiamento de 200 mil euros para colocar em marcha o projecto Easy2B, descrito como “uma plataforma digital de monetização inteligente e de fácil utilização que combina os interesses dos publisher de media locais e os pequenos negócios locais”. O outro projecto de média dimensão, que será financiado pelo Google com cerca de 146 mil euros, é o Fórum Público, plataforma para discussão online que será criada pelo diário da Sonaecom e que “inclui conversação online em tempo real entre utilizadores e jornalistas bem como um sistema de recompensa para encorajar utilizadores a tornarem-se membros activos e, em última instância, subscritores”.
Na categoria de protótipos, dois projectos com os mais jovens em mente receberão, cada um, um financiamento de 50 mil euros. Lançado pela Açormedia, o projecto The media and the new generations tem como objectivo “dar voz às escolas, promover, simultaneamente, a literacia de media entre as gerações mais novas e ligar toda a região numa única plataforma que terá conteúdos com regras jornalísticas e disponível ao público em geral”. Já o projecto Apanhado na Fake, impulsionado por Inês Bravo, recorre a uma “abordagem de gamification” para levar crianças entre os 6 e os 12 anos a descobrir como podem detectar fake news, sendo que “a plataforma irá trabalhar com professores, jornalistas e crianças”.
Com um financiamento de 49.990 euros, a INESC TEC colocará em marcha o projecto MAAX-360 – Multimodal Ambisonics Augmented eXperiences, focada em vídeos interactivos 360º. Por fim, Diogo Queiroz de Andrade, um dos responsáveis por candidaturas a financiamento em rondas anteriores a favor do Observador e do Público, receberá agora uma verba de 49.200 euros para desenvolver o projecto Notícias Hiperlocais em AR, que promete ser “um protótipo completamente funcional para a produção e distribuição de notícias dentro de uma plataforma de realidade aumentada”.
“Mais uma vez, voltámos a pedir aos candidatos para virarem a sua atenção para uma das questões mais prementes identificadas pelo ecossistema de notícias: a diversificação das fontes de receitas. Ficámos entusiasmados por ver a ampla variedade de abordagens de alguns dos grandes nomes desta indústria juntamente com estreantes”, afirma Ludovic Blecher, director do Fundo de Inovação DNI do Google, referindo que “os projectos de inteligência artificial e de machine learning continuaram a ser o principal foco tecnológico e as candidaturas à sexta ronda demonstraram um claro interesse na exploração de oportunidades para gerar assinaturas, criar novos modelos de pagamentos, entre outros”.
“Entre os candidatos aos protótipos, onde entre os critérios está a inovação, surgiram novas e estimulantes abordagens com indivíduos, organizações e empresas a olharem para tudo, desde a verificação de factos à realidade aumentada”, destaca o responsável.