Acordo entre RTP e FPF termina
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu esta semana desobrigar a RTP do memorando de entendimento assinado a 9 de Janeiro. O M&P sabe que a FPF, que está a preparar o lançamento do canal 11, considera que o espírito e os objectivos do memorando não têm sido compreendidos pelo que decidiu cessar o seus efeitos. “A FPF tem enorme respeito pela RTP e por todos os seus trabalhadores. A FPF continuará a estar disponível para analisar as oportunidades de cooperação com a RTP caso a caso, como sempre sucedeu, nomeadamente as que permitam desenvolver o futebol e permitir o acesso dos portugueses, aos que vivem lá fora e na diáspora, aos jogos das selecções nacionais”, justificou ao M&P fonte oficial da FPF.
O memorando vinha a ser contestado pela Comissão de Trabalhadores da RTP junto do conselho de administração da estação pública e do Ministério da Cultura. Além disso, esta terça-feira, o tema foi abordado no debate quinzenal com o governo no Parlamento, tanto por António Costa como por Catarina Martins. O primeiro-ministro revelou que os ministérios das Finanças e da Cultura tinham questionado a administração da RTP sobre o acordo. Já a líder do Bloco de Esquerda considerou que o acordo punha “em causa o equilíbrio da comunicação social. A RTP deve defender o serviço público e não ajudar a criar mais canais concorrentes”.
O documento previa a criação e promoção de conteúdos, a partilha de direitos, de meios e de recursos, assim como o acesso recíproco a arquivos e a cedência de colaboradores, por mútuo acordo, para projectos específicos. O acordo permitia ainda que a FPF pudesse aceder ao centro da RTP no Monte da Virgem. A estação pública teria prioridade na escolha de competições da FPF, e podia transmitir jogos ou programas do canal 11 na RTP África e Internacional.
A Comissão de Trabalhadores da RTP chegou a pedir esclarecimentos sobre licença sem vencimento de Carlos Daniel, que está a colaborar com o canal 11, mas a decisão de fazer uma pausa na estação pública é anterior à assinatura do memorando.