Miguel Moreira Rato regressa ao mercado como CEO da Adagietto

Por a 4 de Outubro de 2018

Miguel Moreira RatoQuatro anos após ter deixado a liderança da M Public Relation para trabalhar em Londres, Miguel Moreira Rato está de regresso ao mercado português e é o novo CEO da Adagietto. Ao M&P, o profissional explica que o cargo não existia até aqui e que o convite partiu de Vanessa Osório e Rui Edmond, sócios-fundadores que se mantêm na agência de comunicação mas “decidiram que gostavam de se dedicar a outros projectos”. “A ideia é que a gestão do dia-a-dia passe a ser assegurada por mim”, esclarece Miguel Moreira Rato, assumindo como “um dos objectivos, nesta fase em que a agência completa 10 anos de operação, é tornar a Adagietto mais visível no mercado”. Questionado pelo M&P sobre se o cargo de CEO será acompanhado de uma posição no capital enquanto sócio, Moreira Rato responde desta forma: “Por enquanto serei apenas CEO.”

Tornar a Adagietto mais visível no mercado significa que a agência será “mais activa ao nível do new business”, com o intuito de “gerar, quer para novos clientes quer para os clientes actuais, mais projectos integrados de comunicação em vez de propostas muito focadas numa ou noutra disciplina específica, de forma a tirar partido de todas as valências da agência”, aponta o profissional, que passou os últimos quatro anos em Londres a trabalhar a comunicação da Teach for All, uma ONG dedicada ao sector da educação.

Apesar do objectivo traçado, Miguel Moreira Rato prefere não definir metas ao nível do volume de negócios e performance da agência, sublinhando que não está a olhar para o curto prazo. “A agência tem vindo a crescer e olho para este primeiro ano e o próximo como anos de consolidação”, afirma. Entre os actuais clientes da agência estão marcas como easyJet, Fnac, Unilever, José de Mello Saúde ou o banco BiG. A revista Estante, que a agência produz para a Fnac, foi já premiada internacionalmente nos Content Marketing Awards, nos European Design Awards e nos German Marketing Awards.

Miguel Moreira Rato iniciou o seu percurso em agências de comunicação na Ogilvy Public Relation, onde foi executive director, tendo depois sido sócio da Cupido. Em 2005 fundou a M Public Relations, onde se manteve como managing partner até 2014, altura em que sairia vendendo a posição minoritária que ainda detinha depois de, em 2012, João Líbano Monteiro, fundador da JLM & Associados, ter entrado no capital da agência.

Deixe aqui o seu comentário