HBO prepara entrada no mercado português e está a recrutar

Por a 10 de Julho de 2018

HBO GoA HBO, cujos conteúdos têm sido até agora distribuídos em Portugal através de uma parceria exclusiva com o canal TV Séries, está a constituir equipa local para iniciar operação no mercado português, confirmou o M&P junto da cadeia de televisão norte-americana. Em causa estará a disponibilização da sua plataforma OTT (over-the-top). Ao M&P, Tom Nielsen, vice-presidente de relações públicas da HBO Europe, diz apenas que “não podemos fazer mais comentários nesta fase além de confirmar que estamos a contratar em Portugal”. No entanto, o processo de constituição da equipa da HBO Portugal arrancou com abertura de uma vaga para a posição de director de marketing com o objectivo de “ajudar a abrir caminho para o lançamento no mercado português”, sendo que a principal missão do profissional, trabalhando a partir de Lisboa e reportando directamente ao senior vice president da HBO Europe, passará por “conduzir acções/campanhas de marketing que irão posicionar a HBO como o melhor serviço de streaming no mercado português”.

O serviço de streaming da cadeia de televisão responsável por séries como Guerra dos Tronos ou Westworld está já disponível em vários mercados europeus, com a entrada no mercado espanhol no final de 2016 a fazer questionar quando chegaria a Portugal, mercado onde aquele que será o seu principal concorrente, o Netflix, está implementado há quase três anos. Por saber ficam os moldes em que a plataforma da HBO será disponibilizada no mercado português. No caso do mercado espanhol, o serviço está disponível para subscrição através de uma parceria com a Vodafone, que em Portugal foi também a primeira operadora de telecomunicações a permitir aos seus clientes subscrever o Netflix directamente através da sua box.

Questionado sobre o tipo de operação que a HBO terá em Portugal, se esta será similar aquela que foi desenvolvida no mercado espanhol ou se passará também pelo lançamento de um canal cabo em Portugal, onde a HBO mantém uma parceria com o canal TV Séries (detido pela operadora NOS), Tom Nielsen escusou-se a adiantar detalhes nesta fase, remetendo para mais tarde esclarecimentos sobre os contornos da operação.

O profissional escolhido para o cargo de director de marketing da HBO Portugal deverá ainda trabalhar em estreita ligação com o responsável de vendas e distribuição, função para a qual a cadeia de televisão da Warner Media, recentemente adquirida pela operadora de telecomunicações norte-americana AT&T, lançou também entretanto um processo de recrutamento. Aos directores de marketing e de distribuição e vendas, juntar-se-ão ainda na equipa da HBO Portugal em Lisboa mais dois profissionais, estando também em curso a contratação de um gestor de projectos CRM e um coordenador de social media.

Deixe aqui o seu comentário