Quem ganhou e quem perdeu no mês do Mundial

Por a 3 de Julho de 2018

quadro 1

A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, referente ao mês de Junho, revela que os jogos de Portugal no Mundial entraram directamente para o Top dos programas mais vistos tanto no mês como do ano. O apuramento da Selecção Nacional para os Oitavos de Final frente ao Irão foi o que registou maior audiência média, alcançado os 3.1 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 74.5%. Este foi um dos 19 jogos transmitidos pela RTP1, num total de 26 em sinal aberto. Os restantes sete foram assegurados pela SIC que conseguiu alcançar a liderança em total dia (28.5%), com a transmissão do segundo jogo da equipa portuguesa na competição, frente a Marrocos. Ainda assim, no balanço do acumulado do mês manteve o share nos 18%, permanecendo em segundo lugar no ranking de canais, em linha com a performance tanto do ano anterior (18% Junho de 17) como em ano de Europeu (18.3% Junho de 16). Já para a RTP1 a transmissão da maioria dos jogos do Mundial 2018 valeu-lhe um crescimento de mais 1.5 p.p. versus o mês de maio, ficando, no entanto, aquém do share alcançado em Junho de 2016 (17.8%). Beneficiou nessa altura quer da exclusividade, enquanto canal aberto com os direitos dos jogos, quer da prestação da equipa portuguesa que conquistou o título de Campeã Europeia de Futebol. A TVI ficou de fora da transmissão dos jogos e acusa um ligeiro decréscimo no share acumulado (-1p.p. versus Maio), no entanto permanece líder em canal aberto, com 21.7% de share. No comparativo com o mês de Junho de 2016 (Europeu de 10 de Junho a 10 Julho) o destaque vai para o crescimento dos canais Pay TV, com uma variação positiva de +3.8 p.p. o que contrasta com a perda de -4 p.p. do conjunto dos canais FTA.
Na análise do Top dos programas mais vistos do mês é visível o interesse dos portugueses pelo Campeonato do Mundo de Futebol, com 14 jogos a dominarem o Top 20. Para além dos jogos da Selecção Nacional, também as equipas do Brasil, Argentina, Inglaterra e Alemanha captaram a atenção dos telespectadores, com o jogo Sérvia x Brasil a fechar o Top 5 dos mais vistos da competição pelos portugueses, no lar. Excluindo o futebol, a telenovela da TVI A Herdeira II continua a ser o programa mais visto, com uma audiência média de 1.2 milhões de telespectadores, no acumulado do mês. Secret Story: O Reencontro – Gala surge logo a seguir, com 1.1 milhões em audiência média. Já na SIC destaque para Terra Nossa apresentado por César Mourão, em torno de elementos da Selecção Nacional, que conquistou 1 milhão de telespectadores. Na RTP1, a referir a transmissão das Marchas Populares, na noite de Santo António com uma audiência média de 758 mil telespectadores.
quadro 3No detalhe dos canais mais vistos em Pay TV, destaque para a CMTV que voltou a crescer em share de audiência, atingindo o valor mais elevado deste ano (4.5%), aumentando ainda mais o gap vs. os canais concorrentes. A cobertura da actualidade, em especial a desportiva com a crise no Sporting, estiveram em destaque na grelha de programas do canal. A TVI24 subiu uma posição, beneficiando da transmissão do Futsal com a final disputada entre Sporting x Benfica.

quadro 4
quadro 2

initiativeFonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário