Audiências TV: Futebol e Festival da Canção dominaram top de programas mais vistos em Maio

Por a 6 de Junho de 2018

share de canaisA análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, referente ao mês de Maio, revela que o final das competições de futebol estiveram em destaque no top dos mais vistos do mês, com a RTP1 a beneficiar da transmissão das finais da Taça de Portugal, Liga dos Campeões e do Festival Eurovisão da Canção. A transmissão inédita a partir de Lisboa conquistou o top dos programas mais vistos do ano, se excluirmos os jogos de futebol, com uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 39.9%, batendo recordes no comparativo com as edições anteriores.

programas mais vistos no mesAinda assim, não conseguiu superar as audiências das finais de futebol, com a prova rainha entre o Desportivo das Aves x Sporting a liderar com a consagração inédita da equipa de Vila das Aves a alcançar uma audiência média de 1.7 milhões de telespectadores. Já a vitória do Real Madrid, pela terceira vez consecutiva na Liga dos Campeões, registou uma audiência média de 1.5 mil ocupando a segunda posição da tabela do acumulado do mês. Com uma audiência média muito semelhante, o jogo de preparação para o Mundial entre Portugal e Tunísia, que encerra o top 3 dos mais vistos do mês. Maio acabou por ser o mês da RTP1, que registou o melhor resultado de share deste ano (14.3%), ao contrário tanto da TVI como da SIC, ambos os canais com performances inferiores ao histórico, em igual comparativo.

share canais pay tvAinda assim, a TVI continua a ser o mais visto pelos portugueses, com a Gala Final de Secret Story 7: Casa dos Segredos a destacar-se, com uma audiência média de 1.4 milhões de telespectadores, na sexta posição do ranking de programas. Na SIC foi também o futebol que liderou, com a segunda mão da Meia-final da Liga Europa, entre At. Madrid x Arsenal, a ocupar a 10.ª posição com uma audiência média de 1.1 milhões de telespectadores. Também na SIC, destaque para a estreia de Terra Nossa, apresentado por César Mourão, que a cada domingo apresenta a terra natal de um dos jogadores da selecção nacional. O primeiro episódio foi a partir da Madeira, sobre Cristiano Ronaldo, e entrou directamente para a 16.ª posição (ou oitava excluindo os jogos de futebol), com uma audiência média de 975 mil telespectadores. Fora do top 20 de programas do mês de Maio ficaram a final do Got Talent Portugal, vista por 806 mil telespectadores na RTP1 e a Gala do Ano da SIC, a XXIII Gala dos Globos de Ouro, que registou uma audiência média de 678 mil telespectadores.

initiativeNo universo dos canais Pay TV, destaque para o reforço da liderança pela CMTV, que em Maio alcançou o share mais elevado deste ano (4.3%), beneficiando da cobertura dos jogos de futebol, como foi o caso do dérbi entre Sporting x Benfica transmitido em exclusivo no canal premium Sport TV1. Foi de resto o futebol que dominou os temas da actualidade, em especial destaque a crise no Sporting, o que acabou por beneficiar os canais de informação que recuperar share de audiência vs. o mês anterior.

Fonte: Initiative, grupo IPG Mediabrands

Deixe aqui o seu comentário