Facebook vê receitas subirem 47% e fecha contas de 2017 com lucros a crescer 20%
Com receitas a rondar os 13 mil milhões de dólares no último trimestre de 2017, um crescimento de 47% face aos 8,8 mil milhões registados no período homólogo em 2016, o Facebook viu a sua facturação crescer pelo 11º trimestre consecutivo. No acumulado do ano, a rede social de Mark Zuckerberg fecha assim as contas com uma receita total na ordem dos 40,7 mil milhões de dólares, valor que representa igualmente um crescimento de 47% comparativamente aos 26,9 mil milhões do ano anterior. Números que contribuíram para que os lucros da empresa tenham atingido em 2017 os 4,27 mil milhões de dólares, registando um crescimento na ordem dos 20% face aos lucros de 3,56 mil milhões com que o Facebook encerrou o ano de 2016, com as receitas das aplicações Instagram, Messenger e WhatsApp a darem um importante contributo para estes resultados.
Ao nível das receitas publicitárias, o último trimestre registou um valor a rondar os 12,78 mil milhões de dólares, sendo que as receitas provenientes da publicidade em dispositivos móveis alcançam já um peso de 89% das receitas publicitárias totais, comparativamente a 84% no período homólogo em 2016.
Apesar dos bons resultados financeiros, as acções em bolsa têm estado a reagir em baixa já que os números ao nível da audiência da rede social ficaram abaixo das expectativas do mercado. Embora o crescimento de 14% no número de utilizadores activos mensais, agora nos 2,13 mil milhões, esteja em linha com as estimativas do mercado, os utilizadores activos diários fixaram-se nos 1,4 mil milhões quando as previsões apontavam para 1,41 mil milhões. Ainda assim, também neste indicador o crescimento foi de 14% em comparação com o período homólogo e de 2,18% face ao trimestre anterior.