Nova editora de Luís Delgado apresenta-se como “o maior grupo de imprensa escrita em Portugal”
As revistas Visão, Exame, Jornal de Letras, Activa, Caras, Caras Decoração, Courrier Internacional, Exame Informática, TeleNovelas, TV Mais, Visão História e Visão Júnior saíram da esfera do grupo Impresa e são agora propriedade da editora Trust in News. A conclusão do processo de venda de todas as publicações da Impresa Publishing, com excepção do semanário Expresso e da revista Blitz, que passará a ser um título exclusivamente digital, foi comunicada esta terça-feira à CMVM pelo grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão. “Esta alienação foi realizada no seguimento da concretização do Plano Estratégico para triénio 2017-2019, e do reposicionamento da actividade da Impresa, com um enfoque primordialmente nas componentes do audiovisual e do digital”, refere o grupo no comunicado enviado à CMVM. O negócio, assinado hoje, foi realizado através de um contrato de transmissão de estabelecimento comercial, não tendo sido revelados os valores envolvidos.
“Iniciamos hoje um novo ciclo no grupo Impresa, no qual seremos mais ágeis, mais fortes e estaremos mais preparados para o futuro”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo, em comunicado, onde se destaca “o bom entendimento alcançado com a Trust in News no que respeita ao processo de transição”. “Sublinhe-se, em particular, que integrarão o novo grupo editorial todos os trabalhadores da Impresa Publishing afectos às marcas alienadas, incluindo jornalistas, gráficos e comerciais, e que foram contratados outros que pertencem à estrutura da organização”, assegura ainda o grupo. Recorde-se que o processo de transição dos trabalhadores para o novo grupo já levou à saída de alguns profissionais e a acusações de “despedimentos encapotados”.
Nas palavras de Luís Delgado, CEO e único sócio da nova editora, “estas revistas, além de serem quase todas líderes de mercado e títulos de reconhecido valor para milhares de leitores, são também um bom negócio, que factura muitos milhões de euros e tem EBITDAS positivos muito interessantes”. “Acredito que as revistas em papel têm futuro, apesar do crescimento do digital, onde estes títulos também se posicionam e vão continuar a crescer”, garante o responsável, frisando acreditar “acima de tudo, que se pode criar ainda mais valor em redor destas marcas prestigiadas e de referência”.
A Trust in News assegura em nota de imprensa que “será o maior grupo de imprensa escrita em Portugal: 12 títulos, com uma circulação paga conjunta de 326 mil exemplares, segundo o último relatório da APCT, e um universo de leitores que ultrapassa os 1,7 milhões, tendo em conta os dados do Bareme Imprensa”. Mafalda Anjos, directora da Visão, ocupa o cargo de publisher dos 12 títulos no novo grupo.