Audiências TV: Os canais e programas mais vistos de 2017
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, referente ao mês de Dezembro e que encerra o ano de 2017, revela que os jogos de futebol foram os programas mais vistos pelos portugueses na televisão. Depois do feito histórico alcançado em 2016, os jogos da selecção nacional dominam o top dos mais vistos, com o jogo de qualificação para o Mundial de 2018 de Portugal frente à Suíça a liderar, registando uma audiência média de 2.4 milhões de telespectadores. Também a estreia da equipa portuguesa na Taça das Confederações foi acompanhada com atenção, em
que o jogo de Portugal x Chile figura na segunda posição, alcançando uma audiência média de 2.3 milhões de telespectadores. Para além dos jogos da equipa das quinas, também a prestação das equipas portuguesas nas competições da Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça CTT revelam performances de destaque, dominando o top 20 dos programas mais vistos no acumulado do ano.
Se excluirmos os jogos de futebol, a aposta da TVI Pesadelo na Cozinha foi o programa mais visto pelos portugueses, com uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores, a que se seguiu a final do Festival Eurovisão da Canção, atingindo uma audiência média histórica de 1.4 milhões de telespectadores, celebrando a vitória épica de Portugal pela voz de Salvador Sobral. Ainda no detalhe dos programas, destaque para a performance das telenovelas da TVI A Herdeira e Ouro Verde, que conseguiram manter a liderança em horário nobre praticamente ao longo de todo o ano. A completar o top 5 dos mais vistos, o comunicado do Presidente da República, a 17 de Outubro, no rescaldo da segunda vaga de incêndios que assolou o país com um balanço trágico de mais de uma centena de vítimas mortais, em quinto lugar com uma audiência média de 1.3 milhões de telespectadores.
No balanço do ano, a TVI volta assegurar a liderança dos canais generalistas mais vistos, com um share acumulado de 23.2%, seguida pela SIC e RTP1 com shares de 18.9% e 13.7% respectivamente. No comparativo com o ano anterior, todos os canais FTA voltam a acusar uma variação negativa, sobretudo a RTP1, que em 2016 conseguiu uma performance mais favorável pela transmissão do Europeu de Futebol. Já os canais do universo Pay TV continuam a registar crescimentos, fechando 2017 com uma fatia de 42.6% de share de audiência, o que representa um crescimento de +2.6 pontos percentuais, menos expressivo quando comparado com o aumento de +5.1 p.p. no balanço entre 2016 vs. 2015, o que aponta para a estabilização do consumo TV entre canais FTA e canais por subscrição.
Ou seja, o universo de canais Pay TV continua a crescer mas a um ritmo mais moderado, com a CMTV assumir em 2017 a liderança dos mais vistos, subindo 3 posições, assim como o canal Globo que terminou o ano em quarto (vs. 10º lugar em 2016). Fox e Disney Channel conseguiram manter as mesmas posições, enquanto Hollywood, SIC Notícias, TVI24 e AXN perderam share de audiência no comparativo com o ano anterior.
Análise produzida pela Initiative, agência de meios do grupo IPG Mediabrands