Ranking das melhores cidades do país para investir, viver e visitar

Por a 4 de Abril de 2017

image016Lisboa assegura a liderança do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking pelo quarto ano consecutivo. A capital melhora a sua prestação em todas as dimensões e variáveis afirmando-se, mais uma vez, como o município mais procurado online do país por turistas, investidores e cidadãos em geral (27,4% do total das pesquisas nacionais).
O Top 25 desta quarta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking apresenta os mesmos 25 municípios que a edição anterior. No entanto, houve 17 alterações nas posições. Isto não significa a baixa de prestação de algum destes municípios, mas sim a subida acentuada de vários municípios que tendem a afirmar-se como grandes pólos de atracção de turismo, negócios e talento.
Lisboa e Porto voltam a liderar o ranking nas três dimensões e partilham agora o pódio com Cascais, que tem mostrado uma evolução impressionante desde o seu 10º lugar na edição de 2014. Apesar de uma subida sem precedentes de 29% nas pesquisas, Braga desce pela primeira vez e pela margem mínima ao 4º lugar. Para além de Lisboa e Porto, só Coimbra (5º), Sintra (6º), Matosinhos (16º), Maia (21º), Torres Vedras (22º) e Mafra (25º) conseguem manter as posições da última edição.
Vila Nova de Gaia é, no âmbito do Top 25, o município de mais crescimento ao longo das últimas edições do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking passando de 34º a 12º classificado em apenas 4 edições e tornando-se numa referência nacional na dimensão de talento. Faro, que vinha a perder terreno nas últimas edições, retorna agora ao Top 10 com uma subida de quatro posições graças à subida de prestação no turismo e nos negócios.
Apesar de manter a sua posição no Talento, Guimarães foi ultrapassada devido ao crescimento acentuado de municípios como Almada, Gaia e Setúbal. Também Leiria, que já esteve no Top 10, volta a baixar três posições e encontra-se agora na 14ª posição.
As regiões de Lisboa (7) e Norte (7) são as mais representadas no ranking, seguidas de Centro (6), Algarve (3), Alentejo (1) e Madeira (1). Apesar de não ter representantes dos Açores, a subida de 9 lugares de Ponta Delgada mostra que a presença açoriana no Top 25 pode estar para breve.
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em factos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo.

Estudo completo: Portugal_City_Brand_Ranking_2017

Deixe aqui o seu comentário