Mudanças nas revistas sobre vinhos: nasce uma e acaba outra

Por a 24 de Março de 2017
Luís Ramos Lopes

Luís Ramos Lopes

A equipa da Revista de Vinhos abandonou a editora Masemba para criar um novo título dirigido ao mesmo target. Luís Ramos Lopes, que fundou a Revista de Vinhos em Dezembro de 1989 e esteve até aqui ligado ao título, lidera o novo projecto. Trata-se da Vinho – Grandes Escolhas, que chega ao mercado em Maio, apresentando-se como uma revista mensal, dedicada à temática do vinho, mas abordando as áreas do turismo, da gastronomia e da cultura. A Vinho-Grandes Escolhas será editada pela Reserva Especial-Edições e Eventos Lda, que terá uma equipa de 14 pessoas.
O M&P sabe que cerca de uma dezena de pessoas deixaram a Masemba para integrar a nova estrutura, alegando que, na anterior editora, não terem meios para trabalhar após atrasos no pagamento de salários e a fornecedores. Contactado pelo M&P, Luís Ramos Lopes declarou: “Não me posso pronunciar sobre esse assunto”, mas numa nota enviada ao mercado sobre a sua nova revista adiantou que “deixámos de ter condições para continuarmos ali [Masemba] o nosso trabalho, editorial e de eventos, com o rigor e seriedade que sempre nos orientaram.”
Com o esvaziamento da equipa, mas mantendo a propriedade do título, a editora Masemba chegou entretanto a acordo com a EV-Essência do Vinho para assumir a gestão editorial da Revista de Vinhos. O acordo prevê que a redacção da revista Wine – A Essência do Vinho, detida pela EV, passe a assumir funções na Revista de Vinhos. Desta forma, a Wine, lançada em 2006, deixa de ser publicada.  Ainda na sequência deste acordo, a EV e a Revista de Vinhos vão assumir a organização do Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores, que terá este ano a sua 18ª edição.
A Reserva Especial-Edições e Eventos continuará a realizar eventos em linha com os que eram produzidos pela Revista de Vinhos. Segundo Luís Ramos Lopes, estão previstos eventos vinícolas para autarquias, produtores e marcas, para além de um evento de grande dimensão em Lisboa.
O M&P tentou saber, sem sucesso, junto da Masemba, proprietária da Revista de Vinhos desde 2013, quem ficará à frente das áreas editorial e comercial da Revista de Vinhos.

Notícia actualizada com novas informações sobre eventos previstos pela Masemba e pela Reserva Especial

Deixe aqui o seu comentário