Audiências TV: 3,7 milhões viram Portugal conquistar o Euro 2016

Por a 11 de Julho de 2016

Clipboard01A final da 15.ª do Campeonato Europeu de Futebol decorreu este domingo, dia 10 de Julho, pelas 20h, entre Portugal e França. A derradeira vitória portuguesa foi acompanhada através da RTP1 por uma média de 3,7 milhões de telespectadores, ou seja, perto de 81% dos portugueses que viam televisão em casa no horário do jogo. Este número acresce aos 5,4 milhões se olharmos para a audiência total.

O encontro que deu o título de campeão europeu à selecção portuguesa tornou RTP1 igualmente campeã em share. O canal público registou um share total dia de 38.4%, um crescimento de +24.2 pontos percentuais face à média do mês de Maio, sendo este o valor de share mais elevado apresentado pela estação em 2016.

Clipboard02O último jogo da competição foi transmitido em simultâneo na Sport TV1, tendo sido acompanhado por perto de 49 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 1.1% para o canal durante o período do jogo. No total dia, o canal desportivo conseguiu um share de 0.7%, apresentando igualmente um aumento quando comparado com maio.

Clipboard03O jogo entre Portugal e França foi o segundo mais visto da competição, sendo ultrapassado apenas pelo encontro das meias-finais, em que a selecção portuguesa derrotou o País de Gales. De notar que estes números reflectem apenas as audiências oficiais, registadas pelos audímetros no lar, não captando o visionamento fora do lar, típico deste tipo de jogos.

Initiative_logoEste foi o único jogo do top 10 dos mais vistos a decorrer ao domingo, altura mais propícia ao visionamento em grupo, que poderá ter ‘prejudicado’ a audiência oficial da vitória da selecção nacional do campeonato.

Análise Initiative

Deixe aqui o seu comentário