Qual a estratégia da nova marca portuguesa de telemóveis
O lançamento oficial da Iki Mobile, nova marca portuguesa de telemóveis, vai decorrer na próxima terça-feira no Pavilhão de Portugal, mas o CEO da empresa, Tito Cardoso, já explicou ao M&P a estratégia.
A Iki Mobile espera vender 10 mil produtos, o que representará um volume de vendas no valor de 1.2 milhões de euros. No próximo ano espera ter uma quota de mercado de 10 por cento em Portugal. No portfólio estarão smartphones, tablets, smartwatchs, gadgets e acessórios. Um telemóvel, por exemplo, terá preços entre os 14,90 euros e os 229,90 euros.
Apesar de os produtos serem fabricados na China, à semelhança da maioria das marcas concorrentes, “a marca é portuguesa porque nasceu em Portugal, foi registada internacionalmente por uma empresa portuguesa, foi concebida e desenvolvida por portugueses, toda a estrutura organizacional do projeto está em Portugal. A empresa é portuguesa, o design, o brand, o marketing, são inspirados na nossa cultura, nós, a equipa, somos portugueses”, refere Tito Cardoso.
Numa primeira fase, os produtos da IKI Mobile vão ser comercializado apenas por e-commerce, através do site www.ikimobile.com. “Os preços que vamos praticar na loja virtual foram trabalhados de modo a sermos competitivos no e-commerce e na comercialização por via de distribuidoras e retalhistas”, justifica o CEO da Iki Mobile, acrescentando que a empresa está a desenvolver contacto com distribuidores e operadores. “Já estamos em negociações com várias empresas no mercado internacional e já temos acordos assinados para a comercialização dos nossos telemóveis, nos mercados árabe, africano e da América Latina”. O mesmo responsável aponta que é realista o objectivo de conseguir uma quota de 10 por cento em Portugal. “Estaremos atentos ao mercado, às evoluções da tecnologia, à oferta, a causas sociais, ao contacto próximo com o consumidor e empresas e ao marketing”.
Por detrás do projecto está a consultora Universcosmos, do grupo FF. Para Tito Cardoso, trata-se de uma evolução natural nos negócios do grupo. Enquanto consultores, “os projectos que concebemos e implementámos são hoje grandes referências nas suas respectivas áreas. Perante este cenário nada mais fizemos do que replicar dentro da nossa organização o modelo ‘chave na mão’ numa área de negócio que classificámos de promissora”, aponta. A Iki Mobile estabeleceu parcerias estratégicas com a Stepvalue, Millennium BCP, Bamp, PMP Eventos, Inventa, Greenmedia e DataFAX.
Saiba mais sobre o projecto Iki Mobile na próxima edição quinzenal do M&P