Como funciona a nova agência de Pedro Pires e Vhils

Por a 2 de Novembro de 2015
Pedro Pires

Pedro Pires

É o novo projecto de Pedro Pires (ex-director criativo da Ivity) e de Alexandre Farto, o artista conhecido do grande público como Vhils. A Solid Dogma está agora a apresentar-se ao mercado como uma agência que pretende juntar marcas e arte.  Pedro Pires faz a visita guiada à Solid Dogma, já que Vhils estava em trânsito, vindo de Nova Iorque. O encontro decorreu no estúdio no Bairro do Rego, à Praça de Espanha (Lisboa), mas em breve toda a equipa, tanto da agência como do atelier de Vhils, irá mudar-se para o Barreiro para um armazém de 1300 m2, integrado no projecto de revitalização da antiga Quimiparque. “Vamos ser a primeira nova empresa a instalar-se ali. Haverá a oficina do Vhils e zonas para trabalhar serigrafia, tintas, metais ou fotografia. Todas as disciplinas de que o estúdio necessita vão ter ali o seu espaço. Depois haverá uma zona de escritório, onde estará a Solid Dogma”, descreve Pedro Pires, em entrevista ao M&P.
O criativo explica como se processou a mudança da Ivity para a Solid Dogma. “Há um ano o Alexandre veio falar comigo porque, para além da actividade artística, tinha muitas solicitações que depois se materializam em trabalhos paras marcas comerciais, como trabalhos para a Mini, Levis ou Sprint. Não são trabalhos de arte, embora utilizem a técnica das explosões. O Alexandre falou comigo para materializar esta ideia de criar uma estrutura que unisse estas duas áreas e que criasse a oportunidade para novos artistas conseguirem realizar projectos que, de outra forma, não seriam possíveis, por falta de orçamento, contexto ou solicitação. No fundo, fazer com que essas solicitações que vêm do lado comercial tivessem um espaço para serem tratadas. Sabemos que existem pontos de contacto entre a arte, o design e a comunicação, mas são apenas pontos de contacto”, aponta Pedro Pires, acrescentando na mesma entrevista que “vamos utilizar o claim Art In Every Media. Não temos limitações do ponto de vista da disciplina. Conseguimos levar este art approach a todos os media. Isso pode ir desde a criação de um produto, até à activação num festival ou à produção de filmes. O que une estas coisas? Serem coisas únicas”. Na equipa estão também André Santos, que já trabalhava com Alexandre Farto, Samuel Simões e Céu Lopes (ex-Ivity) e Diogo Potes (ex-Alva).

Deixe aqui o seu comentário