Eleições na TV: TVI vence mas com maioria relativa e SIC é a derrotada da noite

Por a 5 de Outubro de 2015

Imagem 2Na cobertura e análise dos resultados eleitorais, com edições especiais de informação nos três generalistas, foi a estação de Queluz a recolher a preferência da maioria dos portugueses. Mas uma maioria relativa já que na corrida eleitoral televisiva, a RTP1 não ficou muito longe, superado largamente a SIC. O programa Legislativas 2015: A Hora da Decisão, da TVI, foi o programa mais visto do dia com um share de audiência de 20,5%. A estação pública não ficou longe com Eleições 2015: Noite Eleitoral a recolher um share de 18,8%.

Além deste programa, que arrancou às 20h como os dos privados, a estação pública arrancou com a cobertura da noite eleitoral logo às 18h com Eleições 2015: Hora Decisiva, que foi o quarto programa mais visto com um share de 18,4%. A derrota da noite eleitoral acabou por ficar para a estação de Carnaxide, cujo programa de cobertura Legislativas 2015 não foi além do sétimo lugar entre os mais vistos, com um share de 14,2%, apesar de ter sido o segundo programa mais visto da estação da Impresa logo a seguir ao Primeiro Jornal, que foi o quinto mais visto do dia.

No entanto, na corrida eleitoral entre os canais de informação no cabo, foi precisamente a SIC a conquistar a maioria. A SIC Notícias foi não só o canal de informação mais visto do dia mas também o canal de cabo mais visto, à frente do habitual líder, o canal de cinema Hollywood, com 3,1% de audiência. A TVI24 ficou em segundo com uma audiência de 2,1%, enquanto a RTP Informação, que à meia-noite passou a assumir a designação RTP3, teve 1,8%.

Novo reality show da TVI foi o programa mais visto de sábado

A Quinta, o novo reality show da estação de Queluz que estreou este sábado para não coincidir com os especiais de informação das eleições de domingo, foi visto por 1,4 milhões de pessoas. Os dados da GfK revelam que a nova aposta da TVI foi mesmo o programa mais visto do dia com uma audiência média de um milhão e 406 mil espectadores e 38,9% de share, liderando o prime e atingindo às 22h25 um pico de audiência de um milhão e 742 mil espectadores.

O Jornal das 8, também da TVI, ficou em segundo lugar, com 1,1 milhões de telespectadores e 27,3 de share, enquanto o terceiro lugar foi da novela da SIC Coração d’Ouro, que fechou o top 3 com cerca de um milhão de telespectadores e 25,9% de share.

No total do dia, a TVI liderou com um share de 22,7%, e no horário nobre garantiu igualmente a primeira posição, com uma quota de 33,9% de share.

Deixe aqui o seu comentário