DN lança novo site porque “há cada vez mais gente com bits no sangue”

Por a 14 de Outubro de 2015

Site DN“Muitos de nós ainda temos tinta nas veias, mas a verdade é que há cada vez mais gente com bits no sangue”, explica ao M&P André Macedo, director do Diário de Notícias, para quem o novo site lançado esta quarta é o “salto definitivo” para um DN “mais virado para o digital”. O novo site do titulo centenário do Global Media Group foi colocado online esta quarta-feira, a par de uma remodelação da aplicação do jornal e que será acompanhada de uma renovação gráfica da própria edição impressa que deverá chegar em breve.

Justificando a aposta, mais uma vez com o cunho do designer espanhol Javier Errea, que assinou também o novo site de O Jogo e do Dinheiro Vivo, além de ter já trabalhado com André Macedo no jornal i, o director do DN explica que “mudámos o site do DN porque também mudámos a edição em papel ao longo deste ano”. “No papel fomos fazendo tudo devagar, passo a passo, sem rupturas. São leitores mais tradicionais, não gostam de grandes saltos, e como tínhamos também de realinhar editorialmente o conteúdo, sendo mais exigentes, fazendo um jornal mais consequente, seria demasiado violento fazer tudo ao mesmo tempo. Seria violento e arriscado”, afirma. Nas palavras de Macedo, “era mesmo preciso um corte com o passado e um salto em frente, foi isso que fizemos”.

andré-macedoNo que diz respeito a novidades, André Macedo explica que, “para já, os leitores vão encontrar melhor organização, melhor edição e mais agressividade jornalística, embora respeitando o código genético do DN, somos um jornal de qualidade seja em que plataforma for”. Além da primeira mudança, o design, que “funciona, é legível, tem pinta, tem credibilidade, não mistura assuntos sérios e temas light”, “a publicidade é uma área bem separada da parte editorial mas a verdade é que deixou, no novo dn.pt, de estar fechada numa espécie de gueto”. “Podemos agora vender espaços por toda a parte, podemos inclusive vender uma gaveta inteira, embora com o cuidado de separar sempre bem as coisas para não confundir o leitor”, adianta, deixando claro que “comercialmente passámos também a ser mais competitivos”.

No que toca a conteúdos, assegura, “seremos cada vez mais ‘internet primeiro’, os jornalistas sabem que têm de alimentar constantemente, sempre que houver novidade, o dn.pt, isto sem descurar o jornal”. “Este site coloca-nos a circular em pista com um motor competitivo e com capacidade para ganhar. Vamos ter mais vídeos, novas narrativas, melhor e mais fácil ligação às redes sociais”, antecipa André Macedo. No futuro, diz, o papel também será remodelado, incluindo a revista de domingo Notícias Magazine. “Vamos oferecer cada vez jornalismo de primeira qualidade, é esse o nosso isco”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário