Evaristo: Uma nova app agregadora de notícias feita em Portugal para chegar aos EUA

Por a 29 de Setembro de 2015

Evaristo logoSão 700 fontes de informação disponíveis, mais de 70 temas, organizados em nove categorias que vão desde informação geral a desporto, passando por festivais de Verão ou até um separador para as Legislativas 2015. Chama-se Evaristo e é uma nova aplicação móvel agregadora de notícias e outros conteúdos totalmente desenvolvida em Portugal com base na plataforma tecnológica MeshApp inserida num programa de aceleração de startups do MIT e da Caixa Capital, o BGI (Building Global Innovators). “O Evaristo está desenvolvido em cima de uma plataforma tecnológica nossa que se chama MeshApp e nasceu para provar as capacidades da plataforma, é uma prova de conceito e qualidade tecnológica que decidimos dedicar aos portugueses”, explica ao M&P Rodrigo Moreira Rato, um dos responsáveis do projecto, explicando que “para manter o apoio da Caixa tínhamos de provar que conseguíamos criar a tecnologia e angariar 20 mil utilizadores, valor que atingimos em apenas dois meses”. “Agora pretendemos encontrar um parceiro que queira gerir o Evaristo e levá-lo connosco aos 250 mil utilizadores”, aponta.

“Queremos levar um caso de sucesso para os EUA, Boston, onde estamos a montar um escritório e abordar grupos de imprensa que possam ter interesse na tecnologia MeshApp”, adianta o responsável. Sobre a forma de rentabilidade do projecto, Rodrigo Moreira Rato confessa que “não temos para já objectivos de monetização para o Evaristo e, se alguma vez tivermos, será em parceria com as empresas de media que tirem partido do Evaristo como canal de rentabilização dos seus conteúdos”.

EvaristoAs notícias que podem ser vistas na app redireccionam para os sites dos títulos de media mas só após a leitura de um primeira cabeçalho ainda dentro da própria aplicação, não gerando de imediato tráfego para os meios. Questionado sobre se os títulos cujas notícias surgem agregadas na app recebem alguma contrapartida, Rodrigo Moreira Rato explica que “neste momento não, até porque nem recebemos full content mas, como disse, quando facturar será acima de tudo para os donos dos conteúdos”.

Ao nível da forma de rentabilizar e modelo de negócio da plataforma, o responsável adianta que “o MeshApp está a desenvolver uma tecnologia a que chamámos Blended Content Packages, cujo objectivo é integrar conteúdos de marcas com notícias e informação com uma capacidade de personalização em tempo real segundo as características da audiência”. “Permite uma segmentação sócio-demográfica, comportamental e contextual”, refere, acreditando que “de futuro o Evaristo será ‘supercharged’ com tecnologia que vai permitir os media venderem publicidade nos seus conteúdos com retornos muito mais efectivos para as marcas. O business model será, nessa altura, de revenue share sobre receitas de publicidade”.

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