Um projecto que não era a praia deles mas serviu de bilhete para Cannes

Por a 23 de Junho de 2015

João Amaral e António SeguradoNa categoria de Design dos Young Lions em Portugal, apoiada pela Pragma Management, os participantes tinham de criar um stand de comércio temporário que pudesse ser usado por qualquer marca num centro comercial. “O briefing que nos lançaram não era de todo a nossa ‘praia’”, confessa ao M&P João Amaral, da BAR, que na altura pensou que “fazer um stand, de início, pareceu um desafio muito inclinado para o design industrial, mas nem por isso deixámos de agarrar o projecto com toda a dedicação”. “Queríamos fazer algo diferente, inovador, que não fosse só para ficar bem no Behance e, ao mesmo tempo, que respondesse àquilo que o cliente pedia”, afirma. Foi assim que, juntamente com António Segurado, da Ivity Brand Corp., fez nascer o projecto Minimall.

Stand MiniMall“Na hora de executar, decidimos dividir o projecto em três partes: naming, identidade e stand”, explica João Amaral, explicando que, “tal como o nome indica, Minimall é uma pequena superfície comercial, pensada para ser implementada dentro dos grandes centros comerciais. O nome remete ainda para o minimalismo, corrente artística que privilegia a filosofia do ‘less is more’, de forma a não tirar protagonismo às marcas que iriam expor no nosso stand”. “Conceptualmente, procurámos que toda a identidade nos transportasse para o espaço, encarámos o nosso Minimall como um asteróide que chegou a este mercado para causar impacto no universo dos consumidores”, refere. Surge assim “um cubo, que foi sendo esculpido e facetado, até ficar com um aspecto atractivo que fizesse lembrar um asteróide para catapultar os produtos nele a exibir”. “Isto agora parece muito bonito, mas na altura foram três semanas de noitadas, em modo zombie, que no final do dia acabaram por recompensar”, lembra o profissional da BAR com formação em Design pelo IADE e que está na agência desde 2010, primeiro como designer e depois director de arte.
Desde 2010, mais ou menos. É que João Amaral deixou a agência no final do último ano para ir para a Fullsix, onde esteve seis meses, mas acabou por regressar “ao ponto de Partida, sem receber 20.000$ em notas do monopólio”. A propósito de jogos de tabuleiro, João Amaral já conhece bem as regras do jogo em Cannes uma vez que já representou as cores nacionais em 2012 em Activação. Nos últimos dois anos ficou pelos bronzes em Imprensa e Design mas a presença é assídua.

O bronze em Design foi um ensaio. Em 2015 volta a juntar-se a António Segurado, da Ivity. “Foi uma escolha natural. Eu e o Toni somos amigos de infância, fomos da mesma turma na escola e andámos na mesma faculdade. O ano passado, inclusive, também participámos como dupla em Design, que nos valeu um bronze. Já estávamos rotinados com o ritmo de trabalho um do outro e este ano decidimos participar novamente para ganhar”, afirma. Para António Segurado o que motiva a participar na competição é “a vontade de inovar e fazer coisas sem receios, porque no dia-a-dia nem sempre são possíveis. E obviamente motivei-me a trabalhar com o Jota porque já levava uma boa experiência na competição”. “Desde pequeno abraço as artes e sou estimulado criativamente pelos meus pais. Em 2005 entro no IADE em Design. Em 2010, rumo a Barcelona, para evoluír culturalmente e tirar mestrado em Branding pela Elisava”, elenca o profissional há três anos na Ivity.

Prognósticos para Cannes? “Estamos empolgados. Sinceramente, decidimos ganhar qualquer coisa este ano. Podemos sempre mais. Sabemos que há sempre obstáculos para contornar. Representamos o nosso país e geração, desfrutamos o festival e conhecemos pessoas incríveis”, aponta António Segurado, apoiado por João Amaral, que não tem dúvidas de que não é na praia que vai passar o tempo: “As expectativas são grandes. Estamos conscientes de que não vai ser fácil mas vamos fazer tudo para trazer alguma coisa para Portugal. Quero trazer no mínimo um bronze e não um bronzeado.”

Os resultados dos Young Lions em Cannes são conhecidos esta quarta-feira, dia 24 de Junho

Deixe aqui o seu comentário