10 campanhas que marcaram o ano

Por a 2 de Janeiro de 2015

Fim da TMN

No fim de Janeiro, o então CEO da PT, Zeinal Bava, anunciou o fim da marca TMN, que foi absorvida pela Meo. Em termos de marcas, a PT passava a apresentar-se, para além do Meo, com a marca PT Empresas (área empresarial), Moche (target jovem) e Sapo (desapareceu da oferta de retalho para se concentrar no portal). A campanha de publicidade que fez a transição da TMN para a Meo foi buscar inspiração a quatro filmes históricos. O spot Cacilheiro, criado pela agência Markimage em 1992 e que constituiu a estreia da TMN em publicidade, foi actualizado pelos Gato Fedorento. O mesmo se passou com os filmes Mimo (lançamento do primeiro pré-pago), Reis Magos e Paulito (com criatividade da TBWA) lançados nos anos 90. Criatividade da Partners.

A loja do sangue da Fox

Em Fevereiro abriu a primeira The Walking Dead Blood Store do mundo, uma loja de doação de sangue. Tratou-se de uma acção para a habitual parceria entre a Fox e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), que desta vez deu origem a uma loja onde as pessoas podiam ver a sua dádiva de sangue trocada por produtos da série exibida pelo canal. Nesta loja e em todos os centros de recolha do IPST, por cada doação, o doador recebia um comprovativo para ser trocado por merchandising oficial da série, como livros, t-shirts, hoodies, armas domésticas, posters, canecas, jogos de Playstation, etc., sendo que cada produto tinha o seu próprio valor em sangue. O projecto, criado pela Torke+CC, foi levado a várias cidades do país.

As pranchas da Mercedes

As pranchas de surf desenvolvidas pela Mercedes para Garrett McNamara deram a volta ao mundo, para além de receberem os grandes prémios no Clube de Criativos e nos Prémios à Eficácia. Com esta prancha da Mercedes, McNamara surfou as ondas gigantes da Nazaré a 62,4 km/hora. O MBoard Project já teve sequela com mais dois modelos: um de espuma de alta densidade e outro de cortiça, em parceira com a Corticeira Amorim. A criatividade está a cargo da BBDO.

A fonte de Lisboa

A Leo Burnett criou a LX Type, uma fonte inspirada nos eléctricos de Lisboa, que transforma em tipografia o complexo de linhas deste icónico meio de transporte da capital. Através do site do projecto é possível descarregar a fonte, que se apresenta como a fonte oficial da capital. Foi premiada em vários festivais de criatividade e esteve em destaque em vários sites internacionais dedicados à criatividade e ao design.

O chip de Tiago Mesquita

Tiago Mesquita, director criativo da agência Felismina, gravou num chip as coisas mais importantes do mundo e colocou-o junto ao seu próprio coração. O projecto pode ser seguido através do site Theartofliving.pt, onde também estão imagens das pessoas e dos momentos mais importantes da vida do criativo.  “Sempre desejei poder guardar as coisas no coração e poder partilhá-las com o mundo”, disse o criativo ao M&P. “Fui operado ao coração há três anos. Desde que isso aconteceu que comecei a ver a minha vida de outra forma. Dedico a minha vida aquilo que amo, familiares, amigos e profissão”.

Futre censurado

Em apenas um dia, o spot da Libidium Fast protagonizado por Paulo Futre conseguiu ultrapassar a barreira das 100 mil visualizações no YouTube. Os responsáveis pelo estimulante sexual decidiram colocar o vídeo online depois de um canal generalista e outro de cabo terem optado por não exibir o anúncio. O spot insinuava que o ex-jogador dava toques numa bola graças ao desempenho daquele estimulante sexual. A criatividade é da agência ExcentricGrey e a produção da Néon. O spot acabou por ser visto mais de meio milhão de vezes no YouTube.

Da Rússia ao Chile

A Brandia Central continua a dar cartas na área do futebol. Em Outubro foi apresentado, a bordo da Estação Espacial Internacional pela mão de três astronautas russos, o logótipo do Campeonato do Mundo de Futebol 2018, que terá lugar na Rússia. A imagem, uma homenagem ao Sputnik, programa espacial responsável pela primeira série de satélites artificiais soviéticos, seria depois apresentada no Teatro Bolshoi. Meses antes a agência tinha desenvolvido a identidade da Copa América 2015 que vai decorrer no Chile.

O lançamento da NOS

O Jornal de Negócios estragou o segredo ao revelar, dias antes, o nome e identidade da marca que nasceu da fusão da Optimus e da Zon. A 16 de Maio nascia a NOS, com identidade assinada pela inglesa Wolff Olins. Nesse dia à noite, na Praça do Município, em Lisboa, com mote na assinatura da marca “Há mais em nós”, os catalães La Fura Dels Baus apresentaram um espectáculo concebido para dar a conhecer a identidade da nova marca. Cerca de 100 artistas deram forma a uma estrutura metálica de um corpo humano e a esfera suspensa por uma grua. Houve ainda vídeo-mapping 360º na praça, projecção em cortina de água e fogo-de-artifício. Em directo da TVI, os espectadores puderam ver as personagens Vera e Nuno da novela O Beijo do Escorpião a cruzarem-se com os jornalistas Lucas e Hugo da novela Belmonte, que assistiam à performance dos Fura dels Baus. A criatividade e meios da NOS ficaram, após concurso, nas mãos da Havas WW e da Arena.

Novo Banco

Foi uma das palavras mais pesquisadas no Google este ano. O Novo Banco nasceu no início de Agosto, quando o Banco de Portugal decidiu criar um novo banco, com uma injecção de capital de 4900 milhões de euros, que herdava “a generalidade da actividade e património” do BES, mas “expurgado de activos problemáticos”. Cerca de duas semanas depois arrancava a primeira campanha de publicidade, com assinatura a cargo da anterior agência do BES, a BBDO. O Novo Banco continuou a trabalhar com a MEC nos meios, LPM na comunicação e a By no digital. Paulo Padrão é que deixou o banco (indo para a LPM), sendo substituído por Maria Antónia Saldanha. Em Setembro a identidade corporativa começou a ser visível nas ruas com a substituição progressiva das fachadas de mais de 600 balcões que pertenciam à rede BES. Nesta fase o banco contou ainda com o apoio da Havas Design na aplicação da identidade aos balcões e aos projectos internacionais.

O único leão

O estúdio de design de comunicação This is Pacifica, fundado por Filipe Mesquita, Pedro Serrão e Pedro Mesquita, ganhou um leão de bronze no festival de Cannes, com o projecto de branding Troll para uma empresa de pós-produção de cinema de Berlim. A agência  tinha já ganho ouro e prata no ADCE. Este foi o único leão ganho por uma agência portuguesa em 2014 em Cannes.

 

Deixe aqui o seu comentário