Polémica aplicação Uber chega a Lisboa

Por a 4 de Julho de 2014

A aplicação que tem provocado protestos em várias cidades da Europa vai ser apresentado esta tarde em Lisboa. A primeira versão do Uber para Portugal contempla para já a cidade de Lisboa onde, segundo o site, ficará disponível o serviço Black (carros de gama mais elevada). Aqui o preço base é de dois euros, aos quais se acresce 30 cêntimos por minuto e 1,10 euros por quilómetro realizado. O Uber permite ligar passageiros que precisam de realizar viagens de carro e pessoas, com automóvel, disponíveis para fazer esse serviço. A app calcula a distância do serviço pretendido e o valor que deverá ser cobrado. O pagamento é feito via cartão de crédito, sendo que o Uber retém 20%. A empresa tinha a decorrer um processo de recrutamento de um responsável pelo mercado de Lisboa.

O Uber está presente em 40 países. Em Barcelona, por exemplo, os preços são mais competitivos já que é possível aceder ao serviço Pop, com carros de gama inferior (1 euro de tarifa inicial, mais 0,75 euros por quilómetro e 0,30 cêntimos por minuto). Com estes valores, o Uber tornou-se num concorrente directo dos táxis. O presidente do Sindicato de taxistas da Catalunha considera que a empresa opera de “forma ilegal” e que “põe em perigo a segurança dos cidadãos”. Segundo declarou Luis Berbel ao jornal ABC, “enquanto um taxista necessita, entre outras coisas, de uma licença e de um determinado veículo, Uber consegue lucros significativos sem cumprir nenhuma das condições a que o nosso sector tem de ajustar-se”. No passado mês de Junho, taxistas de várias cidades da Europa fizeram greve para protestar contra o serviço. A Comissão Europeia considera que partilhar gastos de viagem em carros particulares, em distâncias longas, não devia ser proibido.

A app Uber, que costuma ser apresentada como um exemplo de economia colaborativa, foi criada há quatro anos nos Estados Unidos. Recentemente recebeu 1,2 mil milhões de dólares de investimento da Fidelity Investments, o que valorizou a empresa para os 18 mil milhões. Apesar de existirem aplicações semelhantes, o Uber foi o primeiro a conseguir um êxito global.

 

Deixe aqui o seu comentário