YouTube apresenta quatro formatos publicitários para o mercado português

Por a 7 de Maio de 2013

A Google apresentou oficialmente esta terça-feira a versão local do YouTube, que passa a estar disponível em Youtube.pt. Portugal junta-se assim a outros 25 países onde existe uma versão para os utilizadores nacionais. “Desta forma conseguimos optimizar este ecossistema que junta conteúdos, anunciantes e utilizadores”, considera José Antonio Martínez-Aguilar, responsável pelo Google Portugal.

A empresa assegura que o YouTube tem 3,3 milhões de utilizadores mensais em Portugal, o que corresponde a 70 por cento da população que acede à internet. Um em cada quatro vídeos é já visualizado a partir de um tablet ou telemóvel. Esta mudança permite à Google comercializar quatro formatos publicitários no YouTube.pt. Logo a abrir surge o homepage format, ocupado por apenas um anunciante durante 24 horas. A estreia do formato coube à Zon Multimédia, com o anúncio ao filme Olympus Has Fallen (Assalto à Casa Branca). Depois, existe o já conhecido pre-roll advertising (anúncio vídeo antes de visualizar o conteúdo pretendido), o canal de marca (brand channel), para além do search page format (promoção de um conteúdo durante a pesquisa de um vídeo). “São formatos que permitem interagir com os utilizadores em momentos diferentes – início, pesquisa ou visualização”, descreve José Antonio Martínez-Aguilar.

À semelhança de outras plataformas Google, é possível consultar o desempenho das campanha via Google Analytics. Os anunciantes pagam de acordo com o número efectivo de visualizações dos vídeos da campanha (TrueView).

O YouTube pretende agora conquistar mais produtores de conteúdos para as suas plataformas. RTP e TVI têm já acordos “em que recebem parte das receitas publicitárias”. O responsável não adianta qual a percentagem desta receita que é destinada aos produtores.

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