Refresh LX, o encontro dos webdesigners

Por a 6 de Setembro de 2012

Dois dias a discutir webdesign em 10 conferências e em quatro workshops. É este o ponto de partida do Refresh LX, que decorre a 20 e 21 de Setembro, integrada na Lisbon Digital Week. Para o primeiro dia, com workshops, estão confirmadas 200 pessoas e para o segundo dia, dedicado às conferências, 450 pessoas.

“Cerca de 20 por cento dos participantes são estrangeiros com origem diversa, como Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, Áustria e Holanda. Este é um sinal do reconhecimento além fronteiras do Refresh LX”, comenta ao M&P Bruno Figueiredo, da organização do Refresh LX. O responsável ajuda a traçar a diferença entre esta iniciativa e outras conferências digitais: “A maior parte dos eventos de webdesign que existem em Portugal e mesmo na Europa são de carácter local, com uma ambição mais restrita. O nosso objectivo é reunir alguns dos maiores especialistas a nível mundial nesta área. Sentimos que muitos dos webdesigners não têm oportunidade de fazer formação mais contínua ao longo do ano e esta é uma oportunidade para, em dois dias, parar, pensar e actualizar os seus conhecimentos com oradores de nível internacionalmente reconhecido”.

E quais serão os temas em destaque? “A área mobile é incontornável. O estudo Mediascope/ACEPI 2012 revela que cerca de um milhão de portugueses acede à internet através de um telemóvel ou smartphone. Mas quais os contextos da utilização? Deveremos disponibilizar os mesmos conteúdos que são disponibilizados para PC? Jeffrey Zeldman é considerado o Rei dos Standards Web e estará presente no Refresh LX para abordar estas questões”, avança. “Vamos ter em discussão o tema do Responsive Web Design, ou seja, Web Design Adaptável. Esta é uma área em franco desenvolvimento e hoje já é possível aceder a sites cujo layout se adapta automaticamente à dimensão do ecrã do utilizador, esteja ele a aceder por telemóvel, computador ou tablet”, remata Bruno Figueiredo.

A Lisbon Digital Week inclui ainda o encontro mensal Florida After Seven (Hotel Florida) a 27 de Setembro, os encontros LXJS (sobre JavaScript) a 28 e 29 de Setembro e o WordCamp Lisbon (encontro para a comunidade WordPress) nos dia 29 e 30. A Guess What assegura a comunicação.

Deixe aqui o seu comentário