Estudo: 7,8% dos portugueses não tem intenção de se preparar para a TDT

Por a 10 de Abril de 2012

A poucos dias da conclusão do processo de migração para a TDT (Televisão Digital Terrestre), cerca de 90% da população tem conhecimento da data para o apagão final do sinal analógico, fixada a 26 de Abril, indica um inquérito levado a cabo pela Marktest para a ANACOM. Por outro lado, revela o mesmo estudo, 70% dos inquiridos estão devidamente preparados para receberem o sinal digital e 20% irá fazê-lo até dia 26.

“A maioria dos que estão aptos a receber a TDT fizeram a migração através da aquisição, em exclusivo, de um caixa descodificadora (57%), através da aquisição de apenas um novo televisor (25%) ou de um kit complementar DTH para o acesso via satélite (4%)”, pode ler-se, e “cerca de 13% dos que responderam adquiriram um novo televisor e uma caixa descodificadora”. A ANACOM estima assim que “somando os que já estão preparados para a TDT com os que intencionam preparar-se até dia 26, teremos cerca de 90% das famílias a receber TV digital nesse dia”, assinalando ainda que “as diferenças entre as duas zonas em estudo, Litoral e Interior, para os lares que já estarão preparados para receber a TDT, são pouco significativas, 89.6% e 87.4%, respectivamente”.

De referir ainda que 7,8% dos inquiridos revelou que não tem intenção de se preparar para a TDT, “ou porque não precisa de ver televisão (33.8%) ou porque os equipamentos são demasiado caros (29.5%). O factor dificuldades financeiras (13.4%) é outro dos argumentos evocados bem como o de “quando deixar de ver decido o que fazer” (10.6%). Dos lares que não têm serviços de televisão paga 7,5% pretendem aderir à oferta cabo até ao dia 26.

 

Deixe aqui o seu comentário