Semanário Sol assinala 5º aniversário com aposta no iPad
A revista Tabu, que sai com o Sol, terá hoje uma edição especial, comemorativa com mais de 100 páginas em jeito de retrospectiva.

Elsa Pereira
OpenAI e Perplexity estreiam-se no Super Bowl. Google promove IA nos pequenos negócios
O que pode ler na edição 974 do M&P
Luís Mendonça reeleito presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão
Leonardo Rodríguez e Eduardo Cometi entram na Lola Normajean
Vera Braga reforça realizadores da Bro Cinema
M&P 974: Entrevista a Duarte Durão (Nossa) + Super Bowl bate recordes + João Ribeiro (SaTG)
Omnicom cresce 6,8%, mas falha expetativas e perde terreno na Europa
Há uma nova produtora nacional de filmes e publicidade
Catarina Barata é a nova gestora de marca da MediaMarkt
Blue Travel volta às bancas. 24 Horas e O Independente preparam regresso
Embora o seu lançamento estivesse previsto para o ano passado, só agora é que o Sol vai efectivamente avançar com a disponibilização de uma versão para iPad – a de Android foi lançada em Junho. O semanário anuncia hoje, dia em que completa cinco anos de existência, aquela que constitui a sua principal novidade em jeito de celebração do aniversário e que chegará ao mercado em finais de Outubro. “Não queríamos lançar apenas mais uma versão para iPad como tantas outras”, explica ao M&P Mário Ramires, sub-director do título. Daí que o processo tenha sido adiado cerca de um ano. A ferramenta para o tablet da Apple ficou assim hipotecada até agora com intuito de garantir que a mesma “seja realmente inovadora até em termos internacionais”, frisa o responsável. “Não se trata de uma versão em papel melhorada. Faz a ponte entre a edição em papel e a edição online” e contemplará, inclusive, “conteúdos próprios”.
O Sol trabalhou em parceria com a Protec para desenvolver esta aplicação, sendo que, avança Mario Ramires, “sem contabilizar os recursos internos do Sol”, esta comportou um investimento “na ordem dos 200 mil euros”. A versão para iPad do semanário estará disponível em várias modalidades, uma delas, gratuita. Já a Sol TV, projecto gizado em conjunto com a OrangePopcorn, passará a contemplar, segundo Mário Ramires, uma grelha de programação, bem como um site próprio – de momento está alojado na página do semanário e disponível para mobile – a partir do início do próximo ano. “Apostamos na diferença”, salienta o subdirector, reforçando que “todos os dispositivos digitais do Sol alimentam todos os outros”.
Por outro lado, de acordo com o que avançou o director José António Saraiva ao M&P, a revista Tabu, que sai com o Sol, terá hoje uma edição especial, comemorativa do 5.º aniversário, com mais de 100 páginas. “Faremos uma retrospectiva dos últimos cinco anos que incluirá algumas das primeiras páginas, trabalhos de investigação que levámos a cabo ou campanhas de publicidade nossas. É um olhar para trás esmagador. Imprimimos 20 milhões de jornais ao longo deste tempo”, realça José António Saraiva. Também hoje verá pela primeira vez a luz do dia a revista The Avenue, publicação gratuita que resulta de uma parceria entre a Newshold, grupo que detém o Sol, e a OrangePopcorn. O título mensal, que será a distribuído na área de Lisboa (17 mil exemplares) e que em Angola será encartado com o Sol (três mil exemplares), assenta no conceito de custom publishing e versa espaços de lazer e culturais da Avenida da Liberdade e do Chiado. A Newshold prepara-se, entretanto, para estender o Sol a São Tomé e Príncipe, depois de estar já presente em Angola, Cabo Verde e Moçambique e prevê ainda criar uma empresa de eventos.