Como Oprah ajudou a Claus Porto
O poder de comunicação de Oprah Winfrey, cujo programa agora se despede dos ecrãs, atingiu em cheio um produto português dando-lhe visibilidade mundial

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O poder de comunicação de Oprah Winfrey, cujo programa agora se despede dos ecrãs, atingiu em cheio um produto português dando-lhe visibilidade mundial. Em 2007, a apresentadora norte-americana recomendou o sabonete Claus Porto, e choveram encomendas de todo o mundo. Esta gama de sabonetes, da empresa portuguesa Ach Brito, tem ganho cada vez mais popularidade entre as estrelas norte americanas e Oprah, cujo programa termina hoje ao fim de 25 anos no ar, incluiu-os no seu catálogo de Natal de 2007.
A marca já se tinha lançado no mercado internacional mas esta pequena referência feita por quem é considerada a mulher mais influente do mundo deu o impulso. Os sabonetes são actualmente vendidos em 50 mercados. Agora, quando comemora mais de duas décadas de programa, Oprah Winfrey decidiu na sua revista de maio falar mais uma vez de alguns produtos que usa e gosta, entre os quais os sabonetes portugueses fabricados numa pequena empresa secular onde trabalham 50 pessoas.
Para José Fernandes, director-geral e administrador da empresa, do ponto de vista imediato esta escolha em 2007 foi excelente para a marca e a notoriedade de Oprah deu visibilidade a um produto que já estava no mercado norte americano. Uma das características desta empresa, explicou à Lusa, é não fazer publicidade aos seus produtos, optando por outras estratégias menos dispendiosas mas que, assegura, com tempo vão dando consistência à marca “que concorre com gigantes”.
“Em 2007 começaram a chover encomendas e pedidos de informação sobre o produto. Um movimento comercial importante para uma pequena empresa de um país pequeno”, disse em declarações à Lusa, acrescentando que o negócio cresceu de um ano para o outro cerca de 30 por cento. Com nova referência ao produto agora na revista da Oprah, adiantou, o distribuidor americano reforçou a encomenda para o mercado dos EUA, onde são vendidos milhares de sabonetes, vendas que se traduzem em receitas de mais de meio milhão de euros.
Nascida em 1887, numa época em que os sabonetes e os perfumes estavam apenas ao alcance das classes sociais mais abastadas, a empresa tem tentado sobreviver no mercado com a concorrência de multinacionais e actualmente, adiantou José Fernandes, tem o que chama “uma situação financeira simpática, fruto do trabalho desenvolvido”. Em 2010, explicou o administrador da empresa, a empresa facturou mais de 4 milhões de euros. Todos os negócios têm um segredo e, segundo José Fernandes, neste caso, um dos segredos é que a empresa “não vende apenas sabonetes mas também emoções”, tal como Oprah no seu programa.
O programa de Oprah Winfrey sai do ar hoje nos Estados Unidos, mas em Portugal, no país dos sabonetes que a apresentadora mais gosta, o último episódio terá transmissão no segundo semestre de 2011, provavelmente pelos meses de Outubro ou Novembro. (Lusa)