Nova empresa de affiliate marketing
Acaba de arrancar a Hifficiency, uma nova empresa a operar no mercado do marketing de afiliação, prática de marketing que se baseia na lógica de remunerar uma ou mais pessoas que tragam um cliente ou gerem uma venda. A Hifficiency quer afirmar-se como a primeira rede desta área de negócio com raízes nacionais.
A empresa foi lançada por Pedro Barata, ex-quadro da Impresa, grupo onde desempenhava funções de gestor de sites, que adianta ao M&P que a Hifficiency “está operacional há três meses mas em fase piloto. Estivemos a testar a nova plataforma e a encetar contactos com o mercado de afiliados e decidimos oficializar o lançamento agora para potenciar o crescimento na segunda metade do ano”, justifica. O director de negócio da nova empresa, que lidera um grupo de investidores individuais cuja identidade não é divulgada, assegura que o posicionamento é diferenciador e passa por “além do factor tecnológico forte, e de conhecermos de perto o mercado e os afiliados, estarmos mais próximos fisicamente do cliente”. Sobre a estrutura da nova empresa, Pedro Barata refere que esta é “uma empresa completamente autónoma do ponto de vista operacional e com uma equipa própria”. A Hifficiency conta numa primeira fase com quatro elementos, e espera, no médio prazo, “crescer à medida que o mercado de afiliação for crescendo em Portugal e nos mercados externos”.
No que se refere ao investimento envolvido no lançamento desta nova operação de negócio, Pedro Barata adianta que terá rondado “algumas dezenas de milhar de euros”, tendo correspondido “essencialmente a pessoas e tecnologias, nomeadamente o desenvolvimento da plataforma Hifficiency Tracking Platform, que funciona em tempo real e que os afiliados podem usar para configurar e acompanhar as campanhas”. Questionado sobre as expectativas ao nível do volume de negócios para este ano de lançamento, o director de negócio da nova empresa admite a possibilidade de “fechar 2010 com receitas de um milhão de euros”. Nos planos da empresa está também a abertura da “plataforma de afiliação em mercados estratégicos com Espanha, Brasil e também França. Pedro Barata revela ainda que a empresa contará com “uma equipa alocada às campanhas em Portugal”. Para mercados internacionais considerados estratégicos e de “enorme potencial” o crescimento poderá ser “sozinhos ou em parceria com empresas locais ou outros parceiros, mas será algo que iremos decidir e concretizar até ao final deste ano”, avança, sem revelar mais pormenores.