Espanha: 60% das marcas no Facebook e 50% no Twitter

Por a 11 de Junho de 2010

O recurso às redes sociais é, cada vez mais, uma estratégia utilizada pelas marcas. Em Espanha, o número de marcas com presença no Facebook chega aos 60% enquanto no Twitter esse número está nos 50%, avança o Marketing News. A conclusão é do estudo Influencia de las marcas en la sociedade 2.0 conduzido pela agência de publicidade NCA numa parceria com a IE Business School, números que mostram, ainda assim, que quase metade das empresas não tira partido das potencialidades das redes sociais.

Segundo o mesmo estudo, cerca de 27% das empresas conta com a ajuda de um blogue corporativo para comunicar e estabelecer proximidade com os seus consumidores. No que toca ao YouTube e Flickr, os números apontam para 34% e 33% das empresas, respectivamente. De acordo com dados recolhidos pelo estudo, há dez marcas que se destacam no uso das redes sociais: Mapfre, Mercadona, H&M, Dell, Zara, El Corte Inglés, Vodafone, Carrefour e Gallina Blanca.

Entre as marcas com mais comentários positivos nas redes sociais estão aquelas que comercializam produtos de luxo, como a Calvin Klein ou a Ralph Lauren, seguidas das marcas de automóveis, com destaque para a Mercedes, e dos fabricantes de telemóveis, com a Nokia e a Motorola, e de gadgets tecnológicos, onde se destaca a Apple e a Dell. Do outro lado da moeda, as marcas locais como a Iberia, a Spanair ou a Air Europa, seguidas das companhias energéticas Endesa, Iberdrola, Repsol e Gas Natural, e das seguradoras Mutua Madrileña, Direct Seguros, Pelayo e Mapfre são aquelas que reunem maior número de comentários negativos.

Deixe aqui o seu comentário