A presença das marcas de telecomunicações

Por a 25 de Junho de 2010

O M&P e a Markup, especialista em marketing research, estabeleceram uma parceria com o intuito de divulgar informação sobre a notoriedade e reputação das marcas nos social media. Surge assim o Índice de Notoriedade e Reputação, com o objectivo de medir a visibilidade das marcas e avaliar o sentimento que o público-alvo expressa nas mais diversas redes sociais, media online, fóruns, blogues, quadros de mensagens, etc. Esta semana analisamos a área das telecomunicações

O Índice de Notoriedade representa a percentagem de referências/comentários encontrados nos social media relativamente aos operadores de telecomunicações em análise: AR Telecom, Cabovisão, Meo, Optimus/Clix, TMN, Vodafone e Zon nas principais redes sociais, blogues, microblogues, media online, fóruns, entre 1 e 31 de Maio de 2010, mediante pesquisas avançadas por palavras-chave, correspondentes ao nome do respectivo operador.

O Índice de Reputação representa a percentagem de referências/comentários positivos nos social media, recolhidos no Índice de Notoriedade. No geral, a informação recolhida é maioritariamente sobre a programação, condições do serviço oferecido pelos operadores e patrocínios, nomeadamente festivais de Verão. Nos meios informais, como as redes sociais, blogues, microblogues e fóruns, destacamos, entre os temas mais falados, a transmissão do Estoril Open em 3D e o final da série Perdidos pela Meo; O Vodafone Rally de Portugal e produtos/serviços da marca; o Prémio Zon Criatividade em Multimédia e o grupo Queremos o Fuel TV na Zon.

Entre os assuntos mais abordados nos media online, destacam-se novamente o facto de a Meo transmitir, pela primeira vez em Portugal os jogos do Estoril Open em 3D e o Vodafone Rally de Portugal. A liderança da Zon na TV por Cabo no primeiro trimestre deste ano, a aprovação do contrato de adesão da AR Telecom para a oferta de serviços de comunicações electrónicas e o facto do Optimus/Clix ser o primeiro operador a disponibilizar Facebook e Twitter na televisão são também os mais referenciados. No Índice de Reputação as percentagens da Vodafone e Zon são idênticas, embora em termos de valores absolutos a Vodafone apresente maior número de referências positivas do que a Zon (a diferença é residual). No caso da TMN, a maior parte das referências que surgem são neutras.

Deixe aqui o seu comentário