ID: Nova agência de relações públicas online
Chama-se Identidade Digital (ID), apresenta-se como “a primeira agência de relações públicas e consultoria online” e tem como sócios Fernando Rente, Renato Póvoas e Jorge Azevedo (director de comunicação e sócios da Guess What PR, respectivamente). O projecto ID arrancou em Setembro e está agora a dar os primeiros passos com Nuno Costa (ex-GCI) a ocupar a direcção executiva. Sem apresentar os objectivos de facturação, Nuno Costa refere ao M&P que a ID tem “uma perspectiva positiva. Somos extremamente optimistas.” Mas quais as motivações para este projecto? “Constatámos que várias agências com áreas de consultoria e intervenção digital, nomeadamente as que têm maior expressão, trabalham essencialmente clientes internos. Mas há uma grande necessidade no mercado ao nível das micro e pequenas agências de comunicação e de clientes que estão fora do âmbito das agências.” A ID pretende ajudar as marcas a construir relações duradouras com a audiência online. “Pode ser um blogue, um fórum, um Twitter ou o Facebook. Têm de ser canais de discussão abertos onde possamos criar uma relação. Isso é um papel mais de consultoria e de relações públicas do que aquele que fazem tradicionalmente as agências digitais e as de meios”, considera o director-executivo. Os primeiros clientes, que Nuno Costa prefere não revelar, são das áreas da saúde, do consumo, da engenharia e agências.
Apesar de a ID ter os mesmos sócios da agência de comunicação Guess What, um Nuno Costa sustenta que são operações separada. “Recebo briefings da Guess What tal como recebo de outras agências. Se a ID precisa de apoio em termos de comunicação, provavelmente irá procurar a Guess What, mas estamos muito separados em termos de trabalho”, remata.