O que preferem as crianças

Por a 30 de Janeiro de 2009

O primeiro estudo Buzz Kids de 2009 revela as preferências das crianças em relação a várias categorias, nomeadamente aquilo que diariamente faz parte da sua vivência. Este estudo foi realizado através do inquérito a 300 crianças da Infantil e do 1.º Ciclo, no Porto e em Lisboa. Actualmente, as crianças são vistas como um poderoso e atractivo segmento de mercado porque têm um enorme impacto económico na sociedade e porque exercem uma forte influência ao nível do consumo dos pais. Por outro lado, a crescente importância da marca na oferta das empresas levou a que estas procurassem estreitar cada vez mais a sua relação com o segmento das crianças. Do ponto de vista das marcas é importante perceber que nesta fase as crianças detêm um maior conhecimento do mercado, um conhecimento mais complexo dos conceitos de publicidade e das marcas e uma nova perspectiva, que ultrapassa os seus próprios sentimentos e motivações. Começam a pensar nas categorias de produtos e nos preços, apesar de o fazerem numa perspectiva meramente funcional. Analisam os produtos e discriminam com base em mais do que um atributo ou dimensão. Partindo deste quadro conceptual, apresentamos, de acordo com os resultados dos inquéritos, o que hoje uma criança entre os 4 e os 10 anos de idade prefere relativamente a actividades, ao desporto, a personagens e à música.Num festival quais são as tuas actividades preferidas?
As crianças entre os 4 e os 6 anos quando questionadas sobre o grau de preferência relativamente às actividades preferidas quando estão num festival/espectáculo, destacam os jogos em família (92%), brincar em baloiços e escorregas (91%), andar de carrossel (84%), comer guloseimas (84%) e brincar em insufláveis (81%). Ainda relativamente a esta questão e se fizermos a análise por género verificamos que as raparigas têm preferência por fazer téréres no cabelo (87%), assistir a espectáculos de dança (71%) e dançar coreografias (70%). Os rapazes preferem jogar futebol (63%), participar em corridas de automóveis (58%) e estar com artistas conhecidos (53%). No que respeita às crianças com idades entre os 6 e os 10 anos as suas preferências seguem a seguinte ordem: participar em jogos com a família (75%), brincar em insufláveis (69%) e comer na Pizza Hut (58%).

Quais as personagens que preferes?
Em termos de afectividade, as personagens que se destacam junto das crianças mais novas são o Harry e o Balde dos Dinossauros (85%), a Leopoldina (83%), o Um Bongo (80%) e o Ruca (79,5%) (Ver gráfico). Se analisarmos apenas as preferências das raparigas, verificamos que quem ocupa os primeiros lugares são as Just Girls (78%), a Hello Kitty (78%) e as Chiquititas (73%). Os rapazes mostram preferência pela Águia Vitória do Benfica (85%) e pelo Oliver & Benji (68%). Como seria de esperar, as personagens preferidas pelas crianças do 1.º ciclo são diferentes, com excepção da personagem Um Bongo. Na verdade, em termos de afectividade, as personagens que se destacam são as Winx (62%), Hello Kitty (56%), Um Bongo (53%) e Oliver & Benji (52%). A referência ao Um Bongo reforça a ideia de que quando existe uma personagem associada a um produto, do qual as crianças gostam, esta sai reforçada junto do target. As crianças dizem gostar de personagens e mascotes porque são divertidos (65%), simpáticos (54%) ou porque participam em jogos de televisão (52%).

Qual o teu desporto preferido?
Natação (94%), futebol (82%), patins (76%) e o surf (71%) são os desportos preferidos das crianças. Relativamente aos seus desportistas preferidos o Cristiano Ronaldo e o Ricardo Quaresma são os mais citados, uma afectividade que se justifica por serem ambos da Selecção Nacional. Das crianças que seleccionaram o Cristiano Ronaldo, 72% são de Lisboa e 28% do Porto. A diferença verificada entre as duas cidades, pode-se justificar pelo facto de na semana em que os inquéritos foram feitos em Lisboa, o Manchester United ter ganho a final da Liga dos Campeões.

Quais são os teus cantores preferidos?
No que se refere à música, as preferências recaem maioritariamente sobre as Just Girls (48%), 4Taste (37%) e Docemania (33%). No lado oposto, os menos preferidos são Floribella (60%), Músicas da Carochinha (57%) e Chiquititas (41%).

E o carro preferido?
29% das crianças respondeu que adorava ter um Ferrari, 12% um Bugatti e 8% um Citroen, um Mercedes e um Lamborghini.

E um dia perfeito é…
Para as crianças o dia perfeito seria poder fazer tudo o que lhe apetecesse e ter muitas actividades.

Fonte: Elec3city/BzzzBrand
Amostra: 300 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos. Procedimento: Metodologia quantitativa, baseada na administração de inquéritos realizados através de entrevista directa e pessoal na Infantil e inquérito auto-administrado no 1.º Ciclo.

Deixe aqui o seu comentário