Cannes: Os protagonistas e os números deste ano

Por a 16 de Junho de 2008

cannes_lions_international_advertising_festival_logo.jpgA abertura da exposição da Getty Images e o registo dos delegados marcaram, sábado, o arranque do Festival de Publicidade de Cannes. Ontem, domingo, iniciaram-se os trabalhos com workshops a cargo de empresas como a Landor, a Rapp Collins e a Accenture. Ao longo da semana, e até ao próximo sábado, 21 de Junho, além da exibição das shortlist das várias secções a concurso, vão ser realizados 51 seminários e 25 workshops.

De acordo com a organização do festival, a edição deste ano conta com 28.284 trabalhos inscritos oriundos de 85 países, o que representa um aumento de 10,2% face aos 25.660 do ano anterior. A promo lions e a titanium and integrated lions foram as secções que registaram o maior aumento de entradas, com a primeira a subir para as 1.103 (40,3 %), e a segunda para as 432 (33,3%). Na liderança de inscrições por categoria estão as peças de imprensa (7.442) e as de outdoor (5.842).

Para esta 55ª edição, Portugal inscreveu 297 trabalhos distribuídos pelas secções de design, direct, film, media, outdoor, press, rádio, sales promotion e cyber. Um número que fica abaixo das 315 peças inscritas pelas agências nacionais no ano passado. Os Estados Unidos e a Alemanha são os países mais representados, respectivamente com 3.643 e 2.461 inscrições.
Para este ano, e ao contrário de edições anteriores, a +Cinema não realizou a competição dos Young Creatives em Portugal por falta de patrocínios, o que levou a que solução encontrada fosse a de levar a dupla de jovens criativos vencedora no Festival do Clube de Criativos de Portugal. Jean Zambrogno, director de arte da Leo Burnett, e Sofia Moutinho, redactora da Y&R, vão disputar a categoria de imprensa, não havendo duplas a competir em filme e em cyber nesta edição.

Portugal faz-se ainda representar, nos jurados que marcam presença no certame, por Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group em Portugal, na recém criada Young Lions Media Competition, Ricardo Monteiro, CEO da Euro RSCG, em imprensa, e Nuno Antunes, director geral da Proximity, em marketing relacional.
A Screenvision também dá o seu contributo através da exibição, a 16 de Junho, dos filmes 3D da Superbock e da Vodafone durante o seminário da SAWA (Screen Advertising World Association). Paulo Valentim, director de marketing da Super Bock, será um dos oradores no painel Cinema – The Medium Where All Ideas Look Big, que será composto por representantes da Electrovision, da Red Bull, da Dolby e da Brand Experience.

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